Um bebê que estava no 7º mês de gestação “resolveu” nascer em um voo entre Paris e Nova York nessa terça-feira (23/01). A passageira Toyin Ogundipe, uma bancária nigeriana de 41 anos, começou a sentir fortes dores nas costas durante o voo e foi aí que um comissário de bordo perguntou se havia um médico no voo e transferiu a gestante para a primeira classe.
Ogundipe entrou em trabalho de parto quando o avião já contornava a costa sul da Groenlândia. Um pouso de emergência na base militar norte-americana nos Açores demoraria duas horas, de modo que Sij Hemal, um médico residente de apenas 27 anos que estava a bordo, orientou a tripulação para que o avião seguisse rumando para Nova York, mesmo faltando quatro horas para o pouso.
Hemal, que assistia a um filme quando foi solicitado, é urologista. Ao lado dele, coincidentemente, havia uma pediatra, Susan Shepherd, que também auxiliou no parto. Ambos monitoraram as contrações de Ogundipe antes de tomar a decisão de seguir para o aeroporto JFK, em Nova York.
Transferida à primeira classe, a gestante ainda brincou: “Meu upgrade para a primeira classe!”, divertiu-se. Após uma hora de trabalho de parto, o bebê nasceu. “Eu apenas tentei pensar no que poderia dar errado e criar uma solução criativa”, explicou Hemal, que só tinha trabalhado em sete partos na época da faculdade.
Jake nasceu a 10 mil metros de altitude – e, como veio ao mundo no espaço aéreo norte-americano, é oficialmente um cidadão dos Estados Unidos. O parto foi improvisado, com o uso de uma corda para amarrar o cordão umbilical e de uma braçadeira cirúrgica para tirar a placenta, mas Ogundipe garante que foi melhor do que em um hospital. Ela, Jake e a filha de quatro anos que também estava no voo foram encaminhados para o Centro Médico Hospitalar de Jamaica, um bairro de Nova York.
***
Recomendamos também:
- Mulher dá à luz em voo e a bebê ganha passagens de graça para sempre
- Companhia aérea troca crianças em voo e entrega menino errado para mãe
- Azul e Operação Sorriso se unem e atendem mais de mil pacientes com fissuras labiopalatinas
***