Para ver um filho feliz, pais e mães costumam fazer o possível e o impossível. E se a questão envolve a educação deles, não há limites para a criatividade. Foi assim na história que contamos aqui no Sempre Família, em 2016, em que um pai construiu uma casinha em um ponto de ônibus, para que sua filha ficasse protegida da chuva ao esperar pelo transporte escolar, e agora com um menino do Camboja, que ganhou uma mochila feita pelo pai com ráfia e ganchos de plástico.
Ny Keng tem cinco anos de idade e pouco antes de iniciar o novo período escolar, perdeu a mochila que usava para levar seus cadernos. Como qualquer criança, ele pediu ao pai, Thy Nym, para que comprasse uma nova. Mas diante do valor e pelo tempo que o menino usará a mochila, o pai achou que fazer uma, seria mais econômico. Na região em que a família de Ny mora, uma mochila nova custa em torno de 30 mil riels – a moeda do Camboja -, o que equivale a US$ 7 ou R$ 21.
Trabalhando em uma fazenda, Thy Nym decidiu fazer a mochila do com ráfia azul, ganchos de plásticos e algumas tiras pretas para poder fazer as alças. O trabalho ficou tão bem feito e bonito, que a professora de Ny Keng, Sophous Suon, ao ver o pequeno entrando em sala com ela nas costas, rapidamente fez imagens da peça. Em entrevista a Elida de Oliveira, do G1, Sophous contou que sua publicação teve uma ótima repercussão e que a iniciativa daquele pai ajudou também outros alunos.
De acordo com a professora, uma empresa de transportes da cidade doou 430 mochilas para a escola de Ny Keng, atendendo a todas os alunos. Além disso, a escola recebeu um valor em dinheiro para a compra de materiais de papelaria.
***
Recomendamos também:
***