Ceciane Reis da Costa acaba de apresentar o seu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Se não fosse, porém, a sensibilidade e o senso de justiça de seus professores, a sua formatura estaria em risco. Isso porque, na data marcada para a apresentação do TCC, Ceciane tinha acabado de dar à luz, ao fim de uma gravidez de risco, e não tinha como comparecer à universidade.
Conciliação entre família e trabalho: uma pauta que precisa estar em foco
Para os seus professores, não foi um problema: eles se deslocaram de Belém até Muaná para que a aluna defendesse o TCC em sua própria casa e pudesse terminar a licenciatura no mesmo tempo que toda a sua turma – são 102 quilômetros de barco entre as duas cidades. Quando Elizabeth Vidal, a orientadora de Ceciane, e Joaquim Maia, o avaliador, se ofereceram para cruzar a baía, a aluna aceitou na hora e os seus familiares começaram a preparar a casa para receber os professores.
“Sempre fui muito grata ao Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) pela oportunidade de uma formação na área em que sempre gostei. Então nem por um momento pensei em desistir de realizar meu sonho, mesmo com todas as dificuldades da gravidez”, disse Ceciane ao Diário do Pará. A apresentação do TCC foi no dia 28 de fevereiro.
Repórter reclama de licença para jogador ver o filho nascer e recebe uma resposta fantástica
Enquanto ela deixa o exemplo para as mulheres que pensam em desistir de seus sonhos, seus professores demonstram a importância de que todos tenham a oportunidade de conciliar sua vida familiar com a vida profissional e acadêmica.
***
Recomendamos também:
- Metade das mulheres é demitida em até dois anos após a licença-maternidade, diz pesquisa
- Como esse pai conseguiu na justiça o direito de tirar seis meses de licença-paternidade
- Coworking familiar: conheça locais onde se pode levar os filhos para o trabalho
***