As redes sociais são uma maneira fácil de manter os amigos atualizados a respeito das boas notícias que estão acontecendo na nossa vida, como uma promoção, um namoro ou apenas um novo corte de cabelo que você adorou. Mas, segundo uma nova pesquisa, esses posts sobre nós mesmos podem ser vistos de forma negativa, sobretudo por aqueles contatos que não estão em nosso círculo de amigos na vida real.
O estudo, publicado na revista Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, diz que os seus amigos próximos provavelmente gostam das suas atualizações sobre si mesmo. Mas é preciso ter cuidado a respeito da impressão que causamos em outros membros das redes sociais, como colegas ou empregadores em potencial.
Na pesquisa, desenvolvida no Reino Unido, 136 voluntários foram chamados a dar sua impressão a respeito de quatro mulheres hipotéticas, tendo por base a sua timeline do Facebook. As atualizações incluíam posts escritos tanto por elas mesmas quanto por seus contatos.
Nos posts escritos pela própria dona do perfil, estavam frases que claramente sublinhavam ela mesma – como “Essa sou eu linda, pronta para a festa!” – e outras mais genéricas – “Um dia adorável em família antes de voltar ao trabalho na segunda”. Já os comentários postados pelas amigas incluíam frases como: “Não sei o que faria sem você, você é uma amiga maravilhosa”.
O resultado é previsível, se você já passou os olhos pelo perfil de algum amigo que não cansa de fazer autopromoção: diante de posts em que a autora falava sobre si mesma, os voluntários tinham opiniões mais negativas sobre ela – eram menos propensos a acha-la fisicamente atraente, a pensar que poderiam ser seus amigos e a acreditar em suas habilidades. Já diante dos comentários feitos pelas amigas, o efeito era o oposto.
Segundo o líder do estudo, Graham Scott, professor de psicologia da Universidade do Oeste da Escócia, a maioria das pessoas retrata a si mesma online de forma precisa, e por isso não precisa se preocupar com a percepção daqueles amigos mais próximos. “O problema é quando pessoas que não nos conhecem bem off-line e que não estão no nosso grupo social principal veem nossos posts”, explica ele.
“Nossos posts podem parecer mais ambíguos para essas pessoas, porque elas estão mais psicologicamente distantes e por isso mais propensas a interpretar mal o que dizemos”, diz Scott. Para resolver o problema, ele recomenda fazer um uso inteligente das configurações de privacidade de nossas publicações, tendo mais consciência da percepção que geramos com os nossos posts entre nossos amigos e colegas.
Com informações de Motto/Time.
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