Daniel Neves tem 11 anos. Aos 8 meses de idade, ele foi diagnosticado com uma doença que afeta o funcionamento dos seus rins. O menino nasceu com rins policísticos, fibrose hepática e também tem problemas no baço. Há dois anos, os rins pararam de funcionar.
Como a boa ação de uma desconhecida fez esse homem achar um doador de rim
A família, de Guanambi, no interior da Bahia, teve que se mudar para Salvador, que fica a cerca de 10 horas de viagem, para que o garoto pudesse fazer hemodiálise três vezes por semana. Hoje, Daniel mora com a mãe e a irmã em um apartamento emprestado por uma prima.
Durante as sessões de hemodiálise, Daniel aprendeu a pintar. Os próprios médicos pagaram um curso de pintura para o menino e organizaram uma exposição dos quadros. Os seus temas preferidos para retratar em suas pinturas são animais e imagens de santas e santos católicos. Daniel até criou a imagem de uma santa: Nossa Senhora dos Rins. Ele acredita que a santa irá protegê-lo no transplante renal.
Ele criou “Nossa Senhora dos Rins”. Dá pra inventar uma Nossa Senhora?
O menino está na fila de transplante e aguarda um doador compatível. O procedimento vai ser realizado em São Paulo, onde Daniel deverá permanecer por cerca de quatro meses para acompanhamento. Como terá muitos gastos com moradia, alimentação e medicação, a família de Daniel criou um perfil no Instagram onde divulga e vende os coloridos quadros do garoto. O dinheiro das vendas será usado para custear os gastos do transplante.
A família também criou uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de arrecadar 50 mil reais. Lançada em novembro de 2017, a campanha levantou até agora 8 mil reais. Confira algumas obras de Daniel:
***
Recomendamos também:
- Jovem dança valsa em festa de 15 anos com pai da bebê que lhe doou o coração
- Bebê nasce com o coração fora do corpo, se recupera bem e supera expectativas
- Jogador de futebol abandona carreira para doar fígado e salvar vida de sobrinho
***