Lisandro tem 11 anos e vive em Laboulaye, na Argentina. Ele tem dificuldades motoras e é cadeirante, pois nasceu com espinha bífida. Mas a criatividade e o carinho do seu primo e melhor amigo Simón, apenas quatro meses mais novo, arranjaram uma forma de integrar Lisandro ainda mais nas brincadeiras e aventuras de seu grupo de amigos.
Simón encontrou na internet um modelo de bicicleta dotado de um assento lateral para um passageiro e acorreu à oficina do serralheiro Ariel Birche. “O senhor poderia fazer esse invento para a gente?”, perguntou a Birche, que se comoveu com o pedido e decidiu arregaçar as mangas.
Depois de alguns redesenhos do projeto, a bicicleta montada para a dupla conta com um espaço onde Lisandro consegue subir com a sua cadeira de rodas. O veículo conta até com manivelas no espaço do cadeirante, para que a força para pedalar não fique toda com o piloto.
A espinha bífida é uma má-formação genética em que a medula espinhal não se desenvolve normalmente no ventre materno devido ao fechamento incompleto do tubo neural. “Simón é muito bom, sempre está comigo, é muito companheiro e me ajuda bastante. Sempre vamos à praça, mas agora com essa bicicleta vamos para todo lado”, contou Lisandro ao jornal La Voz. “Não temos limites. Somos capazes de fazer qualquer coisa, à medida em que tenhamos um ao outro”.
***
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.