O lar de idosos Flamínio Maurício, de Pedreira, no interior de São Paulo, iniciou uma campanha nas redes sociais para homenagear os 56 moradores da instituição. Batizada de “Canta pra mim”, a corrente tem o objetivo de reunir vídeos de cantores (profissionais e amadores) interpretando canções indicadas pelos próprios residentes. “Em diálogo com os idosos, eles escolheram músicas que marcaram suas vidas ou que transmitem sentimentos bons”, diz o lar em um post no Instagram.
“Para participar é fácil: escolha um pedido especial, solte sua voz, grave seu vídeo, nos envie e faça um vovô feliz”, orienta a instituição na mesma postagem. As gravações devem ser enviadas via Whastapp ou mensagem no Facebook para que os idosos possam assistir. Entre os pedidos, clássicos da música sertaneja, como “Menino da Porteira”, “Sonho de um caminhoneiro” e “É o amor” e outros sucessos como “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos.
Um dos vídeos enviados saiu de Curitiba (PR), dos cantores Carlos Fedalto e Rafaela Braga, que juntos formam o “Cantiga de Casar”. Eles atenderam ao pedido do Seu Benedito Leite, que queria ouvir “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro. “Uma amiga nossa marcou a gente na publicação do lar e nós achamos muito legal a iniciativa. Acho que é uma forma de levar uma mensagem de esperança e de leveza para esses idosos”, afirma Carlos.
Segundo ele, a dupla nunca tinha pensando em fazer uma versão para a música e agora está pensando até em incluí-la no repertório das apresentações. “É uma letra linda e que tem tudo a ver com o ramo (de casamentos) que trabalhamos”, declara.
Alcance
O objetivo do projeto é encurtar distâncias, aproximar os idosos de outras pessoas e favorecer a troca de carinho por meio da música. Pelo que afirma a idealizadora, Isabela Augusta Gama, a iniciativa tem ido muito além do que eles esperavam. "Nós já alcançamos mais de 10 mil compartilhamentos no Facebook e recebemos 1.035 vídeos de todos os lugares do Brasil e inclusive de outros países, como Portugal, Inglaterra e Canadá”, declara. Ela contou, ainda, que alguns vídeos já estão sendo repassados aos moradores, mas que a instituição deve organizar um evento para que todas as homenagens sejam exibidas em um telão.