Brynjar Birgisson, um jovem islandês de 15 anos e que tem o transtorno do espectro autista (TEA), construiu a maior réplica do Titanic com peças de Lego de que se tem notícia. Além de tornar Brynjar conhecido, a construção do modelo de 8 metro de comprimento por 1,5 metro de altura foi responsável por dar ao rapaz mais confiança.
Para o projeto ele usou quase 60 mil peças de Lego e a própria empresa ajudou dando descontos em alguns produtos necessários para que o trabalho fosse concluído. A réplica que já foi exibida na Islândia, Suécia, Noruega e Alemanha está agora no Titanic Museum, no Tenesse (EUA), e poderá ser visitada a partir do dia 21 deste mês.
O pai e a mãe de Brynjar também contribuíram para que a ideia do menino saísse do papel. Enquanto o pai ajudou com as instruções e fez a planta do navio na escala do Lego, a mãe foi a técnica e mentora, ao encontrar caminhos para que o sonho do rapaz se tornasse realidade.
Mais confiante
Quando começou a trabalhar no projeto, Brynjar tinha 10 anos e levou 11 meses para concluir o trabalho. Hoje com 15 anos, o jovem conta que a experiência o ajudou com seu autismo. “Embora eu ainda seja autista e sempre seja, eu tenho treinado para ser o mais ‘normal possível’ – seja qual for o meio normal,” contou ele em uma entrevista para o Titanic Museum.
Brynjar disse ainda que ele era incapaz de se comunicar com as pessoas antes de começar a monta a réplica, mas que agora já se sente muito mais confiante e inclusive dá entrevistas e fala em palestras. “Antes tinha uma pessoa que me ajudava na escola, mas hoje estou estudando sem nenhum apoio”, explicou. “Tive a oportunidade de viajar, explorar e conhecer pessoas maravilhosas”, vibrou Brynjar.
Com informações de The Guardian.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.