Conhecido como vovô You You, o libanês Youssef Aoun emocionou pessoas de todo o Brasil nos últimos dias ao convidar a população para conhecer sua loja de tecidos no Centro de Guarulhos, em São Paulo. Com 91 anos e em plena pandemia de Covid-19, o idoso continuou trabalhando enquanto foi permitido e ficou muito triste ao fechar o comércio por quase 50 dias devido às restrições sociais.
Com isso, fez questão de reabrir a loja assim que o governo paulista permitiu, mas o impacto gerado nas vendas já tinha sido muito grande. “Mesmo depois da reabertura, o movimento ficou bem fraco e isso impactou bastante nos negócios”, relatou a neta Isabella Dahdal Aoun, ao citar que diversos boletos ficaram pendentes na tentativa de manter as três funcionárias da empresa.
Diante da situação, familiares do senhor Youssef o incentivaram a usar a internet como ferramenta para atrair clientes e ele, mesmo sem nenhum conhecimento a respeito de redes sociais, aceitou o desafio. Então, pegou uma folha sulfite, uma caneta e preparou – à mão – um cartaz chamando internautas para conhecerem seu empreendimento. “Vendo tecidos no Centro de Guarulhos. Venha conhecer”, escreveu.
A neta publicou a imagem no Instagram, explicando que se tratava de um vendedor libanês de 91 anos que havia ficado com sua loja fechada por diversas semanas devido à pandemia, mas não havia perdido a fé. “Agora, com a retomada do comércio, ele está de volta com tecidos de qualidade e lindas estampas, inclusive para máscaras”. Então, “convidamos você a vir conhecer, levar um corte e compartilhar esse post numa grande corrente do bem!”, escreveu.
Segundo ela, o objetivo era de alcançar cerca de 300 seguidores para a página nos primeiros dias, mas, em menos de 24 horas, a conta já havia atingido 8 mil seguidores. “Não esperávamos nem um pouco essa repercussão”, conta a estudante de 20 anos, que viu os números crescerem ainda mais, ultrapassando 35 mil curtidas na foto e 18 mil seguidores na conta da Aoun Tecidos.
Além disso, pessoas de diversos lugares do Brasil começaram a enviar mensagens de apoio, solicitar encomendas e até oferecer doações para ajudar o idoso a quitar os boletos pendentes. No entanto, o senhor Youssef negou receber qualquer doação e garantiu que continuará trabalhando para atender seus clientes presencialmente, como sempre fez. “Venha na minha loja conhecer”, disse em um vídeo publicado no Instagram. “Aqui tem mercadoria com preço muito bom, preço de atacado. Mas só conhecendo para ver”, garantiu.
Mesmo sem expandir os negócios para vendas online, a família afirma que o público já aumentou na loja desde a realização das postagens e que os negócios melhoraram bastante. “Houve aumento nas vendas e, apesar de toda a fama ser algo novo para o senhor Youssef, ele fica orgulhoso de seu trabalho”, finaliza Isabella.