Quais são as ferramentas adequadas para cada conserto dentro de casa? O que fazer para desentupir uma pia? E como trocar o óleo do carro, se barbear ou passar uma camisa? Essas são algumas perguntas que o norte-americano Rob Kenney responde em seu canal do YouTube inaugurado no mês de abril. Com tempo disponível durante a quarentena, o homem de 50 anos decidiu ajudar crianças e adolescentes que não têm o pai por perto e começou a gravar vídeos com dúvidas que os meninos costumam tirar com o pai. Os tutoriais são publicados semanalmente e já foram vistos por pelo menos 2 milhões de pessoas.
Em entrevista à revista Shattered, do estado do Alabama, Kenney contou que teve uma infância muito difícil e que precisou aprender sozinho todas as atividades que hoje ensina em suas publicações. Filho de uma mulher alcoólatra, ele e seus sete irmãos foram obrigados pela Justiça a morar com o pai na cidade de Bellevue, Washington, na década de 70.
No entanto, aquele que deveria tomar conta dos pequenos passava dias fora de casa e não dava atenção às crianças. "Ele conseguiu nossa custódia, mas, na verdade, não nos queria", relatou Rob, ao dizer que chegou a ser expulso de casa, assim como seus irmãos. “Nosso pai disse: ‘Sabe, eu terminei de ter filhos. Então, vocês terão que arrumar outro lugar para ir porque, caso contrário, colocarei todos em lares adotivos’, então tivemos que sair", recorda.
Diante da situação, o garoto passou a viver com um dos irmãos mais velhos, enfrentou muitas dificuldades na adolescência e decidiu agir de maneira diferente quando tivesse seus filhos. E conseguiu. Kenney se casou, se tornou pai de um casal – a professora Kristine e o engenheiro de software Kyle – e agora decidiu continuar ensinando outras crianças e adolescentes por meio de uma série de vídeos publicados na internet.
Sucesso na web
O canal se chama “Pai, como eu faço?” e oferece diversos tutoriais com atividades que os filhos aprendem dentro de casa, como fazer a própria barba ou consertar itens domésticos. Só que “é mais do que apenas consertar coisas. É sobre como gerenciar sua vida e as questões de adulto”, afirma Rob, em um de seus vídeos.
Em sua primeira postagem, por exemplo, Kenney ensinou os meninos a darem um nó de gravata, e o vídeo foi visto por quase 200 mil pessoas apenas na primeira semana. No entanto, foi só um mês depois – no início de maio – que o canal viralizou, atingindo mais de 2,2 milhões de inscritos e conquistando fãs ao redor do mundo.
“Meu pai faleceu quando eu tinha 7 anos e, literalmente, nunca me ensinou nada disso”, comentou um rapaz em um dos vídeos. “Estou chorando aqui porque é muito gentil da parte dele fazer um canal para alguém sem pai”, completou outro.
Há comentários, inclusive, que chamam Kenney de pai e o elogiam pela maneira que educou seus filhos. Mas o youtuber garante que, mesmo com todo o esforço, ele não foi perfeito e que a humildade foi a chave para construir um bom relacionamento familiar. “Você nem sempre fará as coisas direito”, diz. “Por isso, acho muito importante pedir perdão e não fingir que sabe tudo. Afinal, seus filhos descobrirão isso mais cedo ou mais tarde”, aconselha.