Enquanto atendiam pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus e lidavam com a apreensão e ansiedade diante da pandemia, os plantonistas do Hospital Público Municipal (HPM) de Macaé, no Rio de Janeiro, receberam uma surpresa emocionante: 12 caixas de pizzas enviadas por um restaurante da cidade, e todas com mensagens de carinho escritas à mão. “Obrigada por estarem aí por nós”, apresentava uma delas. “Juntos somos mais fortes”, completava outra.
O presente foi entregue na noite da última quinta-feira (19) e deu início a uma corrente do bem que se repetiu no plantão do domingo e também nesta segunda-feira (23). “Enquanto conseguirmos trabalhar, estaremos fazendo nossa parte para que esse momento tão doloroso passe com um pouco mais de leveza e alegria”, disse a empresária Fernanda de Assis, em entrevista ao Sempre Família.
Segundo ela, a ideia surgiu depois de ver iniciativas semelhantes em outros países e perceber como profissionais de saúde têm se colocado em risco diariamente em benefício do próximo. “Eles estão na trincheira por nós, então temos que fazer algo por eles”, afirmou a proprietária da Brasa Pizzaria, admirada com o retorno da equipe médica. “Recebemos muitas mensagens, em especial a de uma enfermeira muito emocionada”.
“Eles estão na trincheira por nós, então temos que fazer algo por eles”
No recado – enviado algumas horas após a entrega –, a profissional de saúde disse o quanto aquele ato de gentileza havia alegrado seu coração e surpreendido colegas. “A equipe do setor Covid-19 do HPM amou o presente e até chorou com o reconhecimento”, escreveu a funcionária. E ela não foi a única.
Outros profissionais como a pediatra Lívia Mendonça também postaram fotos em suas redes sociais agradecendo pelo mimo. “Não estamos acostumados com gentilezas, somos responsabilizados pelas condições precárias das unidades hospitalares e sempre mal vistos pela população”, lamentou. “Então, realmente não esperávamos algo assim, e a atitude dessa pizzaria nos emocionou e confortou nossos corações apreensivos”.
De acordo com Fernanda, a repercussão da iniciativa fez com que empresas da cidade também entrassem em contato com ela para descobrir como poderiam ajudar, e a ideia deve ser repetida nos próximos dias. “Mas esperamos que não fique só aqui em Macaé e que restaurantes e pizzarias de outros estados também façam algo por sua comunidade enquanto podem”, incentivou. Afinal, “estamos vivendo um dia de cada vez”.