Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que nos últimos seis anos os brasileiros se tornaram mais conservadores em questões que envolvam dilemas morais como a legalização do aborto, a redução da maioridade penal e a pena de morte.
Segundo o colunista José Roberto de Toledo, do jornal O Estado de S. Paulo, que divulgou a pesquisa, um dos destaques é o apoio à pena de morte, que saltou de 31% para 49% em seis anos. A quantidade de pessoas favoráveis à redução da maioridade penal também subiu consideravelmente, saindo de 63%, registrados em 2010, e chegando a 78% em 2016. A quantidade de pessoas que defende a prisão perpétua para crimes hediondos também mostra a mesma variação. Era de 63% e agora é de 78%.
Quanto ao aborto, o levantamento mostrou que os brasileiros permanecem fortemente contrários à prática, com 78% da população declarando-se que se opõe à legalização, o mesmo número registrado seis anos atrás.
A maioria dos brasileiros também se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas nesse item a porcentagem caiu de 54% para 44%. Os que declararam apoiar essa forma de união são 42%.
De acordo com a pesquisa, a tendência de crescimento do conservadorismo foi registrada em todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e sexos.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.