Sem encontros sociais por quase dois anos devido à pandemia de Covid-19, o cozinheiro norte-americano Curtis Kimball decidiu retomar o contato com a vizinhança de maneira inusitada. “Minha esposa tem falado que estou esquisito”, digitou ele em folhas de papel que ele fixou nos postes do bairro Bernal Heights, em São Francisco, Estados Unidos. “Ela disse que preciso fazer amigos, então estou fazendo panquecas”, completava a mensagem.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Os panfletos divertidos convidavam seus vizinhos para tomarem café da manhã com ele gratuitamente e divulgavam a data, horário e endereço do evento: 22 de janeiro, das 8h30 às 10h, na área externa de sua casa. “Estarei fazendo as panquecas e você irá comê-las”, afirmou nos comunicados, sem acreditar que alguém realmente iria aceitar o convite. “Eu nem sabia se as pessoas liam panfletos”, disse em entrevista ao Washington Post.
No entanto, o homem de 43 anos ligou sua chapa elétrica na manhã do dia 22 e, assim que preparou a massa, viu as primeiras pessoas se aproximarem. “E elas estavam muito animadas”, descreveu em sua conta no Twitter, ao relatar que o evento reuniu 75 vizinhos que conversaram muito e comeram mais de 125 panquecas. “Foi um prazer! Me diverti muito e agora minha filha acha que sou legal!”, brincou.
Ainda de acordo com ele, os convidados elogiaram a ideia, levaram café para acompanhar as panquecas e o incentivaram a repetir a ação. Por isso, depois de alguns dias, ele preparou novos panfletos divertidos, os fixou nos postes do bairro e montou novamente sua cozinha ao livre.
Sucesso!
O segundo evento foi realizado no último sábado, 12 de fevereiro, e “a fila se estendeu pelo quarteirão e virou a esquina”, descreveu. “Em duas horas, foram mais de 700 panquecas para 300 novos amigos. Uma das experiências mais incríveis da minha vida”.
Inclusive, um homem que estava com pressa e não conseguiria aguardar se aproximou de Curtis para parabenizá-lo e lhe dar de presente um saco de limões com um cartão dentro de um envelope. “Sou o vizinho Galen”, descrevia a mensagem. “Não tenho certeza se sua esposa te contou, mas estamos prestes a ser amigos”. A mensagem emocionou o cozinheiro e mostrou que sua ideia estava dando certo.
Além disso, os vizinhos ficaram tão felizes em sair de casa e conversar que pediram para colaborar com o valor do evento. “E eu não tinha feito isso porque só queria que todos desfrutassem de algumas panquecas do cara estranho do quarteirão”, explicou Curtis nas redes sociais. “Mas, se você quiser contribuir antes que minha esposa descubra o quanto já gastei, aqui está o link”, escreveu, ao fazer uma vaquinha online para as próximas edições.
E sua ideia é realmente continuar. Por isso, ele já está planejando outra festa da panqueca perto de casa e em novos bairros da cidade. “E meu sonho é que, em um mês ou dois, milhares de pessoas em todo o país estejam organizando isso no sábado de manhã para seus vizinhos e amigos”, disse ao jornal Today. Afinal, “precisamos de mais chances, como pessoas, de torcer uns pelos outros e acreditar uns nos outros”, finalizou.