Bigstock
Bigstock| Foto:

Pergunte a um adulto qual a importância que seus avós tiveram em sua vida e a resposta será, muitas vezes, relacionada ao cuidado, ao carinho e aos ensinamentos que eles deram. Quando somos pequenos parece que a casa de nossos avós é um lugar para diversões, para ser mimado.

Avô cria bicicleta para neta com paralisia cerebral: “era o sonho dela”

Na casa dos avós foi onde boa parte de nós passou as férias escolares fazendo companhia e aprendendo com eles. Mas ao chegarmos à adolescência e juventude, que traz toda aquela correria de cursos, faculdade e trabalho, aos poucos vamos nos afastando dos avós e fazendo visitas com menos frequência. Por isso, quando é possível estar juntos deles, é preciso aproveitar. Porque um dia eles se vão e, acredite, a falta será enorme.

Se você é pai ou mãe de um adolescente ou jovem, incentive-os a estar com os avós. E se você que nos lê é um adulto que ainda tem os avós por perto, aproveite também essas dicas para ter uma boa convivência com eles, mesmo em meio à agitação da vida.

1. Escute suas histórias: um dos meus avós, que já faleceu, foi caminhoneiro e isso fez dele um grande livro cheio de histórias para contar. Se você também tem avós contadores de causos, pare para ouvi-los. Na maioria das vezes, essas histórias são compridas e pode ser que a memória deles dê uma falhada, mas fique ali e ouça com atenção. O tempo vivido por eles é cheio de preciosidades que vão enriquecer sua vida. E lembre-se de mostrar que você está atento. Isso faz com que eles fiquem ainda mais entusiasmados em dividir relatos do passado com você.

2. Conte seus feitos: posso dizer por experiência própria que não há quem fique mais orgulhoso com a sua vida, do que seus avós. Quando for visitá-los ou quando vierem à sua casa, sente com eles e conte um pouco dos seus projetos. Eles ficam maravilhados ao saber o quanto você tem se dedicado e é como um sinal para eles, de que o trabalho que iniciaram lá atrás, ajudando na sua criação, deu certo!

3 Passeios ou viagens: se você tem essa possibilidade, leve-os para um passeio no parque ou para alguma viagem a algum destino que sempre quiseram conhecer. Além de ser um tempo de muita diversão, você fará com que eles se distraiam um pouco. Alguns avós, com o passar dos anos, sofrem com a falta de atividades e, por conta da idade, perdem a mobilidade, levando uma vida sem muitas novidades.

4. Jogos: lembro que meu outro avô, que infelizmente também já não está vivo, gostava muito de jogos de tabuleiro. Eu sempre perdia para ele em jogos como Damas e até no Dominó, era incrível! Se algum dos seus avós também gostar de jogos, sente-se junto a eles numa tarde de domingo e divirtam-se. Além disso, com esses jogos você também contribui com a saúde mental deles, pois são atividades que exigem bastante raciocínio.

5. Assistam a programas de televisão juntos: tenho uma outra avó que tem seu cantinho marcado no sofá e que gosta de assistir alguns programas de televisão. Sempre que estou na casa dela, e ela já parou com os afazeres de almoço (porque ela sempre está sempre na cozinha, mesmo que não seja a responsável pela refeição daquele dia), sento perto e ela já começa a comentar sobre os programas que estão passando. Às vezes é coisa simples, às vezes tenho que explicar algo mais sério se for um jornal, por exemplo, mas ficamos ali. E se estiver frio, ainda dividimos o cobertor!

6. Almoço de fim de semana: como a correria semanal com trabalho, escola, faculdade ou outras atividades podem te impedir de sentar-se à mesa com eles, aproveite para estar junto no almoço de domingo. Além de encher a casa, que às vezes já está um pouco vazia sem os filhos, você ainda vai comer um prato delicioso, com certeza. Tenho uma avó que faz o melhor bife do mundo!

7. Ensine algo novo: se os seus avós ainda não sabem mexer no computador, e ainda for possível a eles aprender, ensine. Se você aprendeu algum jogo novo e perceber que pode ser legal para que joguem juntos, mostre a eles. Uma técnica culinária ou um novo prato? Vá para a cozinha e mostre como fazer. Esta é a hora de você contribuir na vida deles.

8. Leitura: o meu avô, que foi caminhoneiro, sempre foi louco por notícia. Por muitos anos ele foi assinante do jornal local e mesmo na velhice, com algumas dificuldades para ler, fazia o possível para estar estar bem informado. Isso rendia bastante assunto quando nos encontrávamos. Mas há alguns idosos que já não têm mais facilidade para ler e, então, sentar-se com eles e ler algumas notícias ou mesmo livros, fará muito bem. Assim você os estimula a conversar mais e a terem sua própria opinião.

9. Elogie: às vezes, com o passar dos anos, a auto-estima diminui bastante. Por isso, elogiar seus avós mostrará o quanto você percebe eles e demonstrará seu amor, fazendo muito bem ao relacionamento entre vocês. Diga que sua avó está bonita com a nova saia que comprou, que ficou ainda mais elegante com o novo corte e cor de cabelo, que o almoço está delicioso, que o novo chapéu de inverno do seu avô o deixou mais bonito, que o jantar que ele preparou está muito bom também. Enfim, mostre a importância deles em sua vida.

10. Ligue ou mande uma mensagem: por acaso seus avós já estão nas redes sociais? Aproveite! Faça uma foto com eles no almoço de domingo e publique, deixe uma mensagem de carinho ou mande um “Oi!” virtual, sempre que puder. Tudo isso vai deixá-los muito felizes. Caso eles ainda não tenham se animado com as facilidades internet, ligue. Acredite, o telefonema de um neto amado transforma o dia deles, principalmente quando acontecem em datas especiais como os aniversários.

Estas são dicas que aparentemente parecem pequenas e simples, mas que na vida dos idosos fazem grande diferença. Alguns deles não têm mais atividades após a aposentadoria ou, por causa da idade avançada, já não conseguem fazer muitas coisas. Então, tendo a possibilidade de animar o dia deles, faça! Para adolescentes e jovens a vida se torna mais acelerada e por vezes, quando se dão conta, dias e semanas passaram num piscar. Apesar disso, não deixe de dar atenção sempre que conseguir, aos seus avós, que são pessoas muito importantes na formação de quem você é hoje. Se tiver mais dicas, sinta-se à vontade em nos contar nos comentários.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

 

Deixe sua opinião