A rainha Elizabeth II não revela o que pensa sobre uma variada gama de assuntos, mas sobre a sua fé em Cristo ela é aberta, clara e direta. Aqui estão dez citações que mostram um pouco da fé da Rainha e de como a sua relação com Deus a fortalece e molda a maneira como ela vive e trabalha.
- Colocando o serviço nas mãos de Deus
Eu declaro diante de vós que a minha vida inteira – seja longa ou curta – será devotada ao vosso serviço e ao serviço da nossa grande família imperial, à qual nós todos pertencemos. Mas eu não terei forças para cumprir essa resolução sozinha a menos que vos unais a mim, como eu agora vos convido: sei que receberei infalivelmente o vosso apoio. Deus me ajude a cumprir o meu voto e que Ele abençoe todos vós que desejais compartilhá-lo. (Discurso no rádio por ocasião do aniversário de 21 anos, 1947)
- O único caminho para viver
Sei o quanto conto com a minha fé para guiar-me nos bons e nos maus tempos. Cada dia é um novo começo. Sei que o único caminho para viver a minha vida é tentar fazer o que é certo, ter uma visão longa, dar o meu melhor em tudo que o dia trouxer e pôr a minha confiança em Deus! (2002)
- Por que Jesus é único
Ainda que sejamos capazes de grandes atos de bondade, a história nos ensina que às vezes precisamos ser salvos de nós mesmos: da nossa imprudência ou da nossa ganância. Deus enviou ao mundo uma pessoa sem igual – nem um filósofo nem um general (por mais importantes que eles sejam) – mas um Salvador, com o poder de perdoar. (2011)
- O que sustenta nos tempos difíceis
Para muitos de nós nossas crenças são de fundamental importância. Para mim, os ensinamentos de Cristo e a minha responsabilidade pessoal perante Deus fornecem um suporte no qual eu tento guiar a minha vida. Como muitos de vocês, nos momentos difíceis eu recebo grande conforto das palavras e do exemplo de Cristo. (2000)
- Jesus é a inspiração da sua vida
Para mim, a vida de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, cujo nascimento celebramos hoje, é uma inspiração e uma âncora para a minha vida. Modelo de reconciliação e perdão, ele estendeu os seus braços em amor, aceitação e cura. O exemplo de Cristo me ensina a buscar respeitar e valorizar todas as pessoas, de qualquer fé ou mesmo de nenhuma. (2014)
- O dom divino da reconciliação
O dom que eu mais gostaria de valorizar no próximo ano é que deve haver reconciliação onde quer que seja necessário. Uma reconciliação que poderia trazer paz e segurança às famílias e aos vizinhos no sofrimento e dilaceração do momento. Lembrem-se de que o bem se espalha e mesmo o menor bem ajuda. Coisas poderosas podem crescer de pequenos começos, como de fato aconteceu a partir da pequena criança de Belém. (1976)
- Jesus nos dá força para segui-lo
Cristo não apenas nos revelou a verdade em seus ensinamentos. Ele viveu segundo aquilo que acreditou e nos deu a força para tentar fazer o mesmo – e, finalmente, na cruz, mostrou o supremo exemplo de coragem física e moral. (1981)
- Deus restaurou o amor nas nossas vidas através de Jesus
Essa é a época do ano em que lembramos que Deus nos enviou o seu único Filho “para servir, não para ser servido”. Ele restaurou o amor e o serviço no centro de nossas vidas na pessoa de Jesus Cristo. (2012)
- O desafio do discipulado cristão
Em tempos difíceis, podemos ser tentados a procurar justificativas para a autocompaixão e para lavar as nossas mãos perante a responsabilidade. O Natal representa o contrário: nós precisamos sair e ver as oportunidades de ajudar aqueles que são menos afortunados do que nós, mesmo que esse serviço exija sacrifício. (1980)
- Ninguém está fora do alcance do amor de Deus
Para os cristãos, como para todas as pessoas de fé, a reflexão, a meditação e a oração nos ajudam a nos renovar no amor de Deus, na nossa luta diária para nos tornarmos pessoas melhores. A mensagem do Natal nos mostra que esse amor é para todos. Não há ninguém fora do seu alcance. (2013)
Com informações de Premier Christianity.
Colaborou: Felipe Koller