A maioria das tarefas que adiamos não são difíceis. Geralmente temos as habilidades necessárias para cumpri-las. A “regra dos dois minutos” parte desse fato para ajudar quem tem problemas com a preguiça e quer desenvolver bons hábitos.
Aprenda a coloca-la em prática:
Parte 1 – Se a sua tarefa leva menos de dois minutos, faça agora
É surpreendente como boa parte das coisas que adiamos tomariam apenas dois minutos, ou até menos. Por exemplo, lavar o prato imediatamente após a refeição, pôr a roupa na máquina de lavar, mandar um e-mail, levar o lixo para fora e por aí vai.
Trata-se de um critério objetivo que te permite julgar em segundos o que fazer ou não fazer naquele exato momento.
Parte 2 – Dar início a um novo hábito deve levar menos de dois minutos
Será que as suas metas poderiam ser cumpridas em dois minutos? É claro que não.
Mas cada meta pode ser iniciada em dois minutos ou menos. E esse é o propósito desta regrinha.
Como Isaac Newton nos ensinou há muito tempo, objetos em repouso tendem a permanecer em repouso e objetos em movimento tendem a permanecer em movimento. Isso é tão verdadeiro para os humanos quanto para maçãs caindo.
A regra dos dois minutos funciona tanto para pequenos quanto para grandes objetivos devido à inércia da vida. Uma vez que você começa algo, é fácil continuar.
Você quer se tornar um bom escritor? Comece escrevendo apenas uma frase, torne isso frequente e em pouco tempo você vai ser capaz de escrever por horas.
Quer se alimentar de forma mais saudável? Coma um pedaço de fruta e você vai ficar inspirado para comer algo mais.
Quer transformar a leitura em um hábito? Leia a primeira página de um novo livro que te interesse e antes que perceba estará no terceiro capítulo.
Quer correr três vezes por semana? Toda segunda, quarta e sexta, ponha seus tênis e abra a porta de casa.
A parte mais importante de cada novo hábito é começar – não apenas na primeira vez, mas cada uma das vezes. Não tem nada a ver com o desempenho: a questão é tomar a atitude de forma perseverante.
A regra dos dois minutos não se interessa pelos resultados que você vai alcançar: ela se foca em começar e deixar que as coisas fluam. Iniciado o hábito, depois você vai ter tempo para melhorar o seu desempenho. Basta começar a agir.
Colaborou: Felipe Koller
Com informações de Time.