A Congregação para o Clero, organismo do Vaticano responsável por padres, diáconos e seminaristas de todo o mundo, lançou na terça-feira (19/12) um aplicativo cujo objetivo é ajudar os clérigos católicos a prepararem as suas homilias – a reflexão sobre as leituras bíblicas da liturgia. Em uma interface limpa e agradável, o Clerus-App contém reflexões sobre as leituras de cada domingo e festa do ano litúrgico.
Quando a fé se torna ideologia: entrevista com o padre Marko Ivan Rupnik
Disponíveis apenas em italiano, os textos são de autoria do jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik, teólogo e artista sacro. O aplicativo disponibiliza os textos que já eram oferecidos no site da Congregação para o Clero, acrescentando a possibilidade de arquivar as reflexões preferidas offline, alterar o tamanho e o tipo da fonte e também o esquema de cores do aplicativo. O aplicativo também possibilita escrever notas sobre cada homilia.
Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas em italiano. É possível fazer o download na Google Play Store e em breve também na App Store da Apple. Esse é o terceiro aplicativo ofertado pela Secretaria para a Comunicação, órgão de mídia do Vaticano, depois do aplicativo do site oficial do Vaticano, Vatican.va, e do The Pope App, que disponibiliza notícias e textos do papa.
O Vaticano já tinha lançado em 2014 o Diretório Homilético, com orientações para a preparação das homilias. O documento delineia as características de uma homilia e traça os temas centrais das celebrações do ano litúrgico.
***
Recomendamos também:
- Por que o papa Francisco está defendendo uma nova tradução para o Pai Nosso
- Papa Francisco denuncia “tendência eugenista” de abortar bebês com deficiência
- De surpresa, jovem pede namorada em casamento na frente do papa Francisco
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.