O Uruguai vale ser conhecido. Por quê? Bom, é perto, tranquilo, tem atrações bacanas, e pessoas muito – mas muito bacanas. E foi assim que descobrimos isso quando chegamos com a família em Montevideo. A capital do país é muito uma cidade charmosa e de pessoas muito gentis, e tem como você desfrutar de tranquilidade e história por lá.
Quer saber mais? É só pegar essas dicas:
O QUE FAZER:
Plaza Independencia e Centro: vocês estão no coração da cidade. Ali vocês vão conhecer o Memorial do General Artigas, quem proclamou a Independência do Uruguai. Logo ao lado está o calçadão – leia-se Rua Sarandi – e vocês vão cruzar com igrejas e monumentos, além do comércio central. Aproveitem para descer até o até o Mercado do Porto e almocem lá: há vários restaurantes apetitosos. O mercado é pequeno e tem esta região de restaurantes e algumas lojas de souvenir. Ali também há um pequeno museu, o Museo del Carnaval (sim, o carnaval existe e apesar de não se comparar com o tamanho do carnaval brasileiro, é bem famoso por lá). Não acho que a visita seja obrigatória, mas vale dar uma passada se tiver um tempinho extra. A visita é curta – 30 minutos à 1 hora é mais que suficiente, e crianças sempre gostam de ver trajes e itens coloridos – as origens são bem similares as nossas.
Encontre aqui sua melhor estadia na capital uruguaia: Hospedagem em Montevideo
Se for continuar a passear na região, você segue no lado inverso da Plaza pela Avenida 18 de julio. Tem vários monumentos e praças bacanas de ver no caminho incluindo o Marco Zero, mais comércio e a Fonte dos Cadeados aos amores que querem deixar seu amor “trancado” para sempre.
Por fim, Montevideo tem vários pequenos museus – no centro e além dele – mas um que eu realmente recomendo é o Andes 1972. Muito interessante, possui objetos e conta toda a história e trajetória dos sobreviventes do time que suportou quase 2 meses na cordilheira dos Andes, depois de uma queda de avião. Os responsáveis pelo Museu são incríveis (e quando você chega já perguntam o que conhecem a história, e você vai ter que ouvir) e contam detalhes de como tudo aconteceu. Guarde no mínimo 1 hora para visitá-lo (eu diria mais). É pequeno, mas é muito interessante ter tempo de ler as informações.
Teatro Solís: Ele está bem ao lado da Plaza Independencia e merece ser visitado. É um teatro de influência europeia, muito bem preservado, e semelhante ao Teatro Colón de Buenos Aires, mas menorzinho. A visita guiada é excelente e inclusive possuem guias que atendem em português – além de espanhol e inglês. Consulte dias e horários, pois eles atendiam apenas durante a semana, mas quem sabe você também não aproveita para assistir uma peça ou espetáculo por lá.
Torre da prefeitura: Ótima opção para uma vista panorâmica da cidade, e seu acesso é gratuito. necessitando apenas de um ticket para entrada, que pode ser retirado na praça em frente a entrada. Só não chegue antes do horário, não tem como apreciar toda a vista se assim fizer (é possível subir com o elevador, mas o acesso externo é fechado). Vale a vista, e fica na continuação da Avenida 18 de Julio.
Parque Rodó: leva o nome de um artista uruguaio é possui lagos e áreas de lazer. É um parque da cidade e se qusier fazer um passeio ou uma caminhada é um bom lugar. Como todo parque, não é tão frequentado em meses mais gelados, nem durante a semana, mas tudo isso é oposto nos outros dias. Também lá tem um museu (que infelizmente abria só a tarde e por isso não visitamos) de arte contemporânea que é bem recomendado.
Ramblas de Montevideo: É nosso famoso calcação a beira mar, e tem muitas por lá, já que a cidade é inteiramente rodeada pelo mar. As mais indicadas são a Punta Carretas e Pocitos. Para quem está com bebês, um passeio de carrinho aproveitando o mar é muito gostoso!
Viaje conectado e compartilhe suas melhores fotos de Montevideo com 10% de desconto para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming
DICAS GERAIS
– Dinheiro é a melhor opção pra se usar lá, mas é fácil usar outra moeda como dólar, ainda que o câmbio seja desfavorável. Cartões não são aceitos em algumas lojas e outras estipulam um valor mínimo para usá-lo (250,00 / 300,00 pesos). A parte boa é que algumas lojas dão desconto do valor do imposto quando vêem que é de outro país o cartão, não deixe de pedir.
– Há muitas “panaderias” com vitrine de doces (os melhores são com doce de leite) e casas de chá, herdando o costume inglês. Tbém vi muitas livrarias e antiquários, quem gosta desses locais está em casa. Aproveite para explorar estes locais ou pelo menos dar uma paradinha nos mais interessantes.
– A maior parte do que visitar é a pé e vale a visita, com este roteiro, vocês não gastam muito.
– Se você sair da capital para outra cidade, como Punta Del Leste ou Mendoza (o que vale a pena fazer), e fizer isso de ônibus, o Shopping Tres Cruzes é exatamente em cima da rodoviária (tudo no mesmo edifício), bem prático, no caso de você querer ir há algum shopping fazer compras. Outro shopping bacana é o Punta Carretas Shopping, é bonito por ser uma antiga prisão por fora, mas com ótimas lojas e novo por dentro.
– A carne uruguaia também é famosa. Jante uma parrila em Montevideo também, eu recomendo o El Fogon. Tem no centro este restaurante também, assim como no Punta Carretas Shopping. Estilo bem tradicional e carne de qualidade! Não deixe também de comer um lanche tradicional, o Chivito. É basicamento um sanduiche a base de ovo, típico de lá. No centro você acha várias opções!
Montevideo é logo ali, programa o passeio com todo mundo, pelo menos um final de semana diferente!
Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!
Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com
Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo
Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming
Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios
Bom passeio!