A câmara baixa da Polônia – o equivalente à nossa Câmara dos Deputados – aprovou na sexta-feira (24/11) uma lei que eliminará gradativamente o comércio aos domingos até 2020. Inicialmente proposta por sindicatos, a ideia ganhou o apoio do partido Lei e Justiça, do presidente Andrzej Duda. O objetivo é que os trabalhadores passem mais tempo com suas famílias.
O projeto prevê que durante 2018 o comércio seja permitido apenas no primeiro e no último domingo de cada mês. Em 2019, o comércio será permitido apenas no último domingo do mês. Finalmente, em 2020, o comércio aos domingos será totalmente banido.
Haverá exceções para domingos que antecedam grandes feriados, como o Natal e a Páscoa, e para o último domingo de janeiro, abril, junho e agosto. Além disso, a lei não será aplica a lojas online e padarias.
A câmara baixa do congresso, chamada de Sejm, aprovou o projeto por 254 votos contra 156, com 23 abstenções. Agora a pauta segue para o Senado e, se aprovada, para a sanção do presidente.
A conferência episcopal polonesa disse em um comunicado que o projeto “ainda não é o bastante” e que todas as pessoas deveriam ser livres de trabalhar aos domingos. Na Hungria, o governo do primeiro-ministro Viktor Orban aprovou uma lei semelhante em 2015, mas voltou atrás 13 meses depois devido à alta impopularidade da medida.
Com informações de Catholic Herald.
*****
Recomendamos também:
***