Chegar aos 100 anos é um feito muito especial – ainda mais quando se tratam de gêmeas. Para celebrar o centenário de Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi, de Ibiraçu, no Espírito Santo, a fotógrafa Camila Lima ofereceu à dupla um ensaio enternecedor. Na última segunda-feira (15/05), Maria e Paulina, que fazem aniversário no dia 24, estiveram em Vitória para serem fotografadas.
Camila, que é especializada em fotografar idosos, viu uma reportagem da TV Gazeta sobre as irmãs e entrou em contato com a família. “Eu fiquei encantada, me apaixonei. Nunca vi ninguém com 100 anos. Gêmeas, ainda? Achei o máximo. Liguei para a família e elas toparam”, contou a fotógrafa.
Para sair bem nas fotos, a dupla se preparou. A sessão de fotos teve direito a maquiagem, cabelo e até um figurino diferenciado. Com coroas de flores, saia de tule, terços e balões coloridos, elas se divertiram em frente às lentes da fotógrafa.
O filho de Maria, Carlos Pontim, conta que até hoje, quase aos 100 anos, elas continuam ativas e saudáveis. “Se deixar, elas lavam roupa, cozinham. Minha mãe está sempre alegre, nunca está doente. É uma pessoa com muita saúde. Ontem ela foi ao shopping. Não para, sempre serelepe”, disse.
Maria teve cinco filhos, 12 netos, 7 bisnetos e um tataraneto. Paulina teve seis filhos, 19 netos e 16 bisnetos. As gêmeas tinham outros 16 irmãos, dos quais apenas cinco ainda estão vivos. Confira o resultado do ensaio:
Veja a íntegra do ensaio aqui.
Com informações de G1,
*****
Recomendamos também:
***