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Dedicar-se ao trabalho é importante para o crescimento profissional e uma ótima maneira de ser exemplo aos filhos. Mas é preciso tomar cuidado para que, na ânsia de ganhar uma promoção achando que ganhando mais será mais feliz, você acabe negligenciando aqueles que ama.

Nossas convicções: o valor da família

Fazer do ambiente de trabalho a sua casa, ao passar mais horas lá do que com a família, ou mesmo levar atividades do escritório para que sejam feitas quando você deve se dedicar à sua família, são algumas das maneiras de colocar em segundo plano seu parceiro e filhos. Se você tem levado a vida em um ritmo acelerado por conta da profissão, o site La Familia sugere algumas atitudes a serem tomadas para que aquele meio que dá o sustento da sua família, não esteja quebrando seu lar.

1. Seja eficiente no trabalho

Uma das queixas mais frequentes entre pessoas com dificuldade para equilibrar o trabalho e a vida familiar são as horas-extras passadas no trabalho. Por isso, tente aproveitar da melhor forma possível a jornada de trabalho, mantendo toda sua concentração nas tarefas profissionais. Fazendo de cada minuto o mais produtivo o possível, as chances de você concluir suas atividades no horário estipulado e chegar em casa na hora esperada são muito maiores. Evite os pequenos “ladrões do tempo”, como reuniões mal preparadas, distrações na internet, excesso de conversas improdutivas, etc.

2. Estabeleça prioridades

Se sua família é mais importante do que seu trabalho, porque não usar os artifícios que usamos para honrarmos importantes compromissos profissionais? Que tal passar a agendar data e hora para os planos familiares? Aprenda a defender esses momentos e diga “não” a convites ou eventos de trabalho que sejam dispensáveis para a vida profissional ou que coloquem em risco preciosos momentos da vida familiar. Você sempre poderá agradecer o convite, alegando que “sua agenda está lotada”

3. Não leve trabalho para casa

Apenas em circunstâncias extremas aceite fazer alguma tarefa do trabalho em casa. O ideal é desconectar-se totalmente quando estiver com sua família. Isso significa, por exemplo, não verificar o e-mail profissional e o grupo do WhatsApp do trabalho para poder desfrutar do tempo com seus filhos e parceiro. Levar trabalho para casa pode se converter em um hábito perigoso que vai, pouco a pouco, deteriorando a vida familiar.

4. Compartilhe suas dificuldades

Não é justo chegar em casa mal humorado por causa de problemas no trabalho e não falar nada ao seu cônjuge. Compartilhe com seu marido ou sua mulher o que você está passando. Seu parceiro é a pessoa mais apta a lhe escutar e aconselhar, já que deve ser quem melhor lhe conhece. Falar sobre o trabalho é bastante diferente de levar trabalho para casa, e pode evitar muitos conflitos. Se a pessoa que passa todos os dias ao seu lado sabe pouco ou nada sobre o que ocorre durante o seu expediente, ele provavelmente ficará desorientado quando você, eventualmente, se comportar de modo mais agressivo ou retraído, sem explicação.

5. Dedique tempo de qualidade à família

Aproveite o tempo em casa para realmente viver em família. Muitos pais e mães chegam em casa e mergulham na televisão ou na internet, deixando de dedicar-se ao filhos e ao parceiro. A hora do jantar, por exemplo, deve ser um momento de encontro, em que todos os membros da família sentam-se à mesa para compartilhar a refeição e também as experiências vividas no dia. Também vale a pena colocar na agenda, ao menos uma vez na semana, atividades físicas, visitas a parentes ou passeios.

6. Momentos exclusivos para o cônjuge

Além do tempo dedicado à vida familiar, reserve momentos exclusivos para seu marido ou mulher. Um programa a dois, sem os filhos e outras distrações, une o casal e o fortalece, o que resulta em benefícios para toda a família. Esse é outro tópico para sua agenda.

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