A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do sono que causa o movimento involuntário nas pernas e pés, justamente quando eles estão em repouso, o que leva a um desconforto.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Essa condição é diferente daquela em que se movimenta as pernas em momentos de nervosismo ou ansiedade, como explica o pesquisador Daniel Borges, do Ambulatório dos Distúrbios do Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Isso porque a pessoa sente vontade de mover as pernas logo depois de ir para a cama ou durante toda a noite. A condição pode tornar difícil o adormecer, interferindo na capacidade de dormir bem. As informações são da Agência USP.
Mulheres mais velhas
A síndrome das pernas inquietas atinge entre 5% e 10% da população. Geralmente surge após os 40 anos, em mulheres, mas pode ocorrer em todas as idades. Em crianças é importante poder diagnosticá-la corretamente, para não causar confusões. “É desafiador porque pode ser confundido com hiperatividade”, diz o pesquisador.
Ainda não se conhecem as causas específicas do surgimento da síndrome das pernas inquietas, no entanto, parece estar relacionada com distúrbios em áreas do cérebro.
Outras alterações
A síndrome tem causa genética, por isso possivelmente alguém na família já deve ter o sintoma. Além disso, pode vir acompanhada de outras alterações, como deficiência de ferro, doença renal em estado avançado, uso excessivo de álcool ou drogas e o uso de alguns tipos de medicamento.