Este é o primeiro medicamento aprovado para controle de peso crônico em adultos com obesidade geral ou sobrepeso desde 2014.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos ganharam na última sexta-feira (4) mais um recurso para o controle da obesidade com a liberação, pela Food and Drug Administration (FDA), de um remédio utilizado para o tratamento para diabetes tipo 2 desde 2017. 

Siga o Sempre Família no Instagram!

A semaglutida, na dose de 2,4 mg uma vez por semana, poderá ser usada no controle de peso crônico em adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma condição relacionada ao peso (como pressão alta, diabete tipo 2 ou colesterol alto), para uso conjunto à dieta hipocalórica e aumento da atividade física. Este é o primeiro medicamento aprovado para controle de peso crônico em adultos com obesidade geral ou sobrepeso desde 2014.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Ajuda para emagrecer

CARREGANDO :)

O medicamento será aplicado em injeção sob a pele e será indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) de 27 ou mais que tenham pelo menos uma doença relacionada ao peso ou em pacientes com IMC de 30 ou maior. O IMC é calculado pelo peso divido pela altura elevada ao quadrado (multiplicada por ela mesma).

O maior ensaio controlado por placebo envolveu adultos sem diabete, com idade média no início do ensaio de 46 anos, sendo 74% dos pacientes mulheres. O peso corporal médio era de 105 kg e o IMC médio era de 38. Quem recebeu a semaglutida perdeu, em média, 12,4% do peso corporal inicial em comparação com os indivíduos que receberam o placebo. Outro estudo envolveu adultos com diabetes tipo 2.

A idade média era de 55 anos e 51% eram do sexo feminino. O peso corporal médio era de 100 kg e o IMC médio de 36. Neste ensaio, os indivíduos perderam 6,2% do peso corporal inicial em comparação com quem recebeu o placebo. Ainda não existem estudos para a liberação do medicamento no Brasil.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade