| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
CARREGANDO :)

Um medicamento usado no Japão contra novas cepas do vírus influenza, causador da gripe, se mostrou promissor no combate à Covid-19. A ação positiva do remédio favipiravir foi divulgada pelas autoridades de Saúde da China, onde 340 pacientes receberam a medicação em estudos clínicos conduzidos nas cidade de Wuhan e Shenzhen.

Divididos em dois grupos, os pacientes que receberam a medicação mostraram uma recuperação e redução na presença do vírus cerca de quatro dias após o exame que indicava positivo para o novo coronavírus. Entre aqueles que não receberam o medicamento, esse tempo foi de 11 dias.

Os pesquisadores perceberam ainda que o medicamento poderia ter uma ação protetora ao sistema respiratório das pessoas infectadas com a Covid-19. Por meio de exames de raio-X, eles verificaram que 91% das pessoas tratadas com o favipiravir tiveram uma melhora na capacidade pulmonar, em comparação a 62% das pessoas que não receberam o remédio.

Estudos preliminares já haviam indicado uma possibilidade de danos ao pulmão entre os infectados, com redução de 20% a 30% na função pulmonar.

Efeito limitado

Por se tratar de uma pesquisa limitada contra uma doença nova, e com tratamentos ainda não aprovados por autoridades médicas e sanitárias, o favipiravir ainda não pode ser visto como um remédio milagroso.

As próprias autoridades de Saúde do Japão alertam que, a princípio, a medicação não teria efeito em pessoas com sintomas mais severos da doença ou quando já há uma multiplicação do vírus.

O favipiravir é comercializado no Japão com o nome Avigan, e foi desenolvido pela Fujifilm Toyama Chemical em 2014.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]