Mesmo depois de recuperado da Covid-19, não é incomum notar a perda de cabelo além do normal. E isso não se deve, especificamente, ao novo coronavírus, mas sim a um fenômeno que pode surgir após infecções graves, como pneumonias.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Em pacientes que passaram pela Covid-19, o ciclo natural do cabelo é modificado e essa queda costuma ser percebida de seis a oito semanas após a doença, como explica a presidente do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Fabiane Brenner. As informações são da Agência Brasil.
A descoberta, de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia, foi feita após análise de dezenas de estudos sobre o tema, envolvendo um total de 48 mil pacientes.
Eles registraram a queda de cabelo entre os cinco sintomas mais relatados por pacientes após a recuperação da Covid-19. Os outros são fadiga, dor de cabeça, dificuldade de atenção e falta de ar.
A queda de cabelo para quem teve a doença pode estar relacionada à febre alta, aponta a dermatologista Fabiane Brenner. Mas, ela salienta que o ciclo dos fios costuma retornar, naturalmente. Ainda de acordo com a dermatologista, um a cada quatro pacientes que têm Covid-19 com sintomas costuma apresentar queixa de queda capilar depois de curado.