Um levantamento internacional mostrou que o número de mortes por coronavírus de pacientes em UTIs caiu consideravelmente em vários países. Entenda o impacto disso com a gente em 1 minuto.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

O estudo foi feito no Reino Unido e mostrou que o total de óbitos teve uma queda relativa de quase um terço entre os meses de março e maio no hemisfério norte. No final de março, a taxa de mortalidade de pacientes em UTIs por causa do coronavírus era de 59,6% e, no fim de maio, esse número caiu para 41,6%.

Uma das possíveis explicações para essa redução é o maior conhecimento da doença. Os médicos agora têm uma melhor compreensão de como tratar a Covid-19 e de suas complicações. No começo do ano, tudo ainda era muito novo e experimental.

Além disso, no início da pandemia, os hospitais não estavam prontos para atender o aumento inesperado de pacientes. E o resultado dessa maior expertise foi a queda no número de mortes de pacientes em UTIs. Só que isso ainda não é motivo para relaxar. Embora a mortalidade média tenha caído, ela ainda continua alta em relação a outras pneumonias virais.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da NHS Foundation Trust e da Universidade de Bristol (Reino Unido) revisaram 24 estudos observacionais que envolveram 10.150 pacientes adultos da Ásia, Europa e América do Norte. De acordo com os autores, a principal mensagem desses resultados é que, enquanto a pandemia progrediu, a sobrevivência de pacientes internados em UTIs com Covid-19 teve uma melhora significativa.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]