Mais do que condição socioeconômica e etnia, comumente associados ao desenvolvimento da obesidade, a idade é um fator que desempenha papel maior no ganho de peso. Uma pesquisa publicada recentemente no The Lancet Diabetes and Endocrinology mostra a faixa etária que mais deve preocupar autoridades de saúde, e também os pais, quanto ao tema.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Maior risco de obesidade
São jovens entre 18 e 24 anos de idade os que têm risco acentuado de engordar e chegar a índices de sobrepeso ou obesidade nos 10 anos seguintes. No décimo ano, esses adultos tiveram risco absoluto de 37% (contra 24% entre pessoas de 65 e 74 anos) de passarem de peso normal para sobrepeso ou obesidade. A pesquisa foi feita pelo Institute of Health Informatics, University College London, no Reino Unido.
Segundo os pesquisadores, é nessa idade em que as pessoas passam por mudanças de maior porte na vida, como as relacionadas ao ingresso no trabalho e na universidade e ainda por ser o momento da saída da casa dos pais. E também é um período em que os hábitos que ali são desenvolvidos podem permanecer por toda a vida adulta.
Os resultados desse estudo, que coletou dados de mais de dois milhões de adultos entre 18 e 74 anos na Inglaterra, poderão embasar ações mais concretas visando a mudança no comportamento desses jovens.