No Rio de Janeiro, as gestantes que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford poderão tomar a segunda dose com outro imunizante. No caso, o desenvolvido pela Pfizer/BioNTech. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.
Siga o Sempre Família no Instagram!
A autorização foi dada com base nas recomendações do comitê científico da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e foi divulgada nesta terça-feira (29) pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, em seu perfil no Twitter.
"Seguindo a recomendação do nosso comitê: As gestantes que tomaram a primeira dose da vacina astrazeneca poderão, mediante avaliação dos riscos e benefícios com seus médicos, realizar a segunda dose com a vacina da pfizer 12 semanas após a primeira dose.", disse o secretário na publicação.
O secretário ainda compartilhou imagens que exemplificam como outros países adotaram medidas semelhantes, como a Alemanha, Canadá, Dinamarca, França, Finlândia, Portugal, Suécia, Inglaterra e Itália.
No Brasil, a vacinação de grávidas com a AstraZeneca foi suspensa por orientação da Anvisa, devido a possíveis efeitos adversos do imunizante neste grupo.