O projeto Covid-19 Analytics, em parceria da PUC-RJ e FGV, calcula um índice de retransmissão do coronavírus, chamado de Rt. Esse cálculo é feito a partir do número de casos e mortes por Covid-19 divulgados.
O Rt representa o número de pessoas, em média, para as quais um infectado transmite a doença. Quando o número é abaixo de 1, significa que o avanço da doença está diminuindo. A evolução dos números de 1 de maio a 16 de junho, como vemos no vídeo acima, indica queda do ritmo da epidemia em alguns estados. Ao observarmos em linha, notamos que sete estados apresentaram queda no ritmo de transmissão na primeira metade de junho.
Agora, na segunda metade do mês, ainda há sim o crescimento acelerado para novos casos, em alguns estados. O Número Efetivo de Reprodução para o Brasil subiu em relação ao dia 17 de junho de 1,1 para 1,17. Mas de acordo com as análises feitas pela equipe do Covid-19 Analytics, em 23 de junho, "estamos hoje em um cenário de aceleração mais baixa do que vínhamos observando".