
Muito se fala sobre a propagação do novo coronavírus em pessoas, mas o que se sabe até agora sobre a contaminação em animais? Em Nova York, dois gatos foram diagnosticados com COVID-19. Eles tiveram sintomas leves e se recuperaram, mas isso foi o suficiente para deixar muita gente preocupada.
Só que ainda se sabe muito pouco sobre a transmissão do novo coronavírus entre animais ou mesmo deles para humanos. Em um dos casos, o dono do gato também estava doente. No outro, não havia ninguém contaminado na casa além do bichano.
De acordo com a associação mundial veterinária de animais pequenos, ainda não há dados que comprovem a transmissão de seres humanos para animais de estimação e a principal forma de disseminação segue sendo de pessoa para pessoa.
Mas como esses gatos ficaram doentes? Ainda não se sabe, mas os casos ainda são considerados incomuns e não há motivo para evitar os animais. A recomendação é manter as mesmas restrições feitas a humanos, limitando as saídas apenas quando forem necessárias.