As vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela União Europeia protegem contra todas as variantes do coronavírus em circulação, incluindo a Delta. Mas é preciso que as duas doses sejam aplicadas. As informações são da agência regulatória europeia (EMA, sigla em inglês), em uma coletiva de imprensa da agência, ocorrida na quinta-feira (1º/07).
De acordo com Marco Cavaleri, diretor de estratégia de vacinação da EMA, o entendimento atual é de que os quatro imunizantes aprovados pela União Europeia protejam de todas as cepas em circulação no continente, incluindo a Delta — detectada pela primeira vez na Índia.
"Novos dados das evidências no mundo real mostram que duas doses das vacinas são protetores contra a variante Delta, e dados dos laboratórios mostram que os anticorpos das vacinas aprovadas são capazes de neutralizar a variante Delta", explicou Cavaleri, durante a coletiva de imprensa.
Ainda de acordo com o representante da agência, acelerar a vacinação e manter as medidas de saúde pública são ferramentas muito importantes para combater a pandemia. "Em particular, garantir que as pessoas vulneráveis e as mais velhas completem o esquema vacina o mais rápido possível é primordial para limitar as consequências do espalhamento da variante Delta ao longo do ano", destaca.
Vacinas na Europa
Atualmente há quatro vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela União Europeia:
- Vacina Cominarty (Pfizer/BioNTech);
- Vacina da Janssen;
- Spikevax (Moderna);
- Vaxzevria (AstraZeneca/Oxford).