Pessoas que contraíram o novo coronavírus, mas não apresentam sintomas, podem não transmiti-lo para outros seres humanos. De acordo com a chefe de unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, relatos de países que estão rastreando os casos assintomáticos não vêm apontando para transmissões secundárias.
Ela admitiu, entretanto, que existem registros de transmissão a partir de pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas (isto é, que transmitiram antes de apresentarem os sintomas da Covid-19). Por isso, ainda não é certeza que não há transmissão do novo coronavírus a partir das pessoas que não apresentaram sintomas mesmo se infectando.
De acordo com van Kerkhove, ainda é necessária a realização de mais pesquisas para que seja possível obter conclusões mais precisas sobre o tema. Mas, segundo ela, haveria uma "drástica redução na transmissão" se for realizado o controle de todos os casos sintomáticos, com isolamento dos doentes e rastreamento dos contatos.
Transmissão do novo coronavírus por pessoas assintomáticas parece ser rara, diz OMS
Veja Também:
Deixe sua opinião