Toda família que tem crianças em casa sabe que elas não se dão bem com as verduras. Faz parte da missão de pais e mães trabalhar para que essa relação funcione, já que as verduras são parte fundamental da dieta das crianças.
Mas como fazer os filhos verem as verduras como “amigas”, gostosas e divertidas? Reconheçamos que o modo tradicional de apresentá-las não é do agrado das crianças, e muitas vezes não funciona nem com os adultos.
Com um pouco de imaginação e noções básicas de cozinha, pode-se preparar de forma rápida pratos de verduras e hortaliças com aparências simpáticas que encantam os pequenos. Custa pouco e significa muito para a educação alimentar dos filhos.
Desenhe com a comida
Monte a salada no prato usando vegetais de várias cores, de modo que pareçam desenhos de rostos sorridentes, paisagens, animais, etc. Durante a refeição, aproveite para contar histórias relacionadas à imagem no prato. Seu filho pode até nem perceber que está comendo um montão de vegetais.
Incentive com o exemplo
Sem ver os próprios pais alimentando-se bem, comendo muitas verduras, nenhuma criança se sentirá realmente motivada a comê-las. Os pais são os principais modelos de seus filhos, para tudo. Quando não somos responsáveis com nossa própria saúda na hora de nos alimentarmos, nossos filhos tendem a seguir esse exemplo.
Deixe seu filho ajudar
Crianças adoram participar daquilo que os pais fazem. Aproveite essa disposição e convide seu filho para temperar a salada, montar pizzas caseiras cheias de vegetais ou arrumar as hortaliças no prato. Eles vão admirar o que fizeram e ainda se sentirão mais à vontade para comer o “fruto do próprio trabalho”.
Acrescente verduras em tudo
Massas e carnes costumam atrair o paladar das crianças com mais facilidade, portanto lembre-se de sempre acrescentar algum vegetal nas receitas desses pratos. Por exemplo, inclua manjericão ou cheiro-verde no molho do espaguete ou ervilhas e pedacinhos de cenoura no risoto de frango. Tiras de bife misturadas com tiras de pimentão também funcionam.
Substitua
Tentou de tudo e mesmo assim seu filho não come cenoura? Então troque! Nenhum alimento é insubstituível. Ofereça abóbora, mandioquinha ou outros vegetais amarelos e laranjados que as fontes de vitamina A estarão garantidas. Não é nem necessário comer os mesmos alimentos todo dia, porque o organismo estoca a vitamina A.
Leia também: