| Foto:

Ter qualidade de vida é manter hábitos saudáveis, certo? Nessa lista entra a atividade física, o cuidado com a mente e com o bem-estar próprio, por exemplo. Mas, além dessas atitudes, há uma situação que pode passar despercebida e não deveria ser deixada de lado: a automedicação. Muitas pessoas usam medicamentos desnecessariamente e colocam em risco a saúde. Para mostrar à sociedade que esse cuidado é imprescindível e que não se deve usar remédios sem a devida recomendação médica, o farmacêutico Flávio Lago e a ilustradora Juliana Rodrigues, do blog Família em Tiras, lançaram recentemente o livro “Medicamento não é brinquedo”.

CARREGANDO :)

A intenção do livro é apresentar de forma lúdica, por meio de tirinhas, informações para o uso correto de medicamentos, abordando questões sobre a automedicação, o descarte dos remédios, a prevenção e a promoção da saúde. “Ele foi pensado para as crianças, e por isso da ideia de usar as ilustrações coloridas. Sabemos que hoje os textos em quadrinhos são os mais lidos pelas crianças e muito usados, inclusive, na fase de alfabetização. Apesar disso, o conteúdo pode ser usado tranquilamente por adultos”, explica Juliana.

Há algum tempo Lago faz o trabalho de conscientização em escolas do Recife, em Pernambuco, e convidou Juliana para ilustrar as historinhas e deixás-las mais divertidas. Ela aceitou e, ao fazer as tirinhas, foram percebendo que os desenhos faziam mesmo muito sucesso. O convite foi o pontapé para a parceria concretizada no livro.

Publicidade

Com o projeto pronto em formato digital, a dupla apresentou o trabalho à Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), que confiou na ideia e comprou os primeiros mil exemplares, viabilizando financeiramente a produção de novas edições destinadas ao público geral. Para adquirir o livro, basta fazer o pedido pelo e-mail familiaemtiras@gmail.com.br . Aos moradores de Pernambuco, já é possível encontrar o “Medicamento não é brinquedo”, em algumas livrarias.

*****

Recomendamos também:

Publicidade

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.