Faltam vacinar 7,3 milhões de crianças no Brasil contra a poliomielite (conhecida também por pólio ou paralisia infantil), na Campanha Nacional de Vacinação que teve início no dia 5 de outubro e segue até o dia 30. Até o momento, apenas 35% do público-alvo da campanha recebeu o imunizante e mais 60% das crianças seguem desprotegidas. Ao todo, espera-se vacinar 11,2 milhões de crianças entre um a menores de cinco anos. As informações são da Agência Brasil.
Siga o Sempre Família no Instagram!
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, a condição pode gerar paralisias musculares, principalmente das pernas, ou mesmo levar à morte. A única forma de prevenir-se é por meio da vacinação.
O Amapá foi o estado que mais vacinou até o momento, atingindo 62,59% do público. Na sequência, Paraíba (50,11%). Dos estados que menos vacinaram, Rondônia se destaca, com apenas 11,76% de proteção das crianças. Para os estados que não atingirem a meta durante a campanha, a recomendação é que continuem a vacinação de rotina, oferecida ao longo do ano, nos postos de saúde.
Pólio e outras doenças
Além da campanha contra a poliomielite, ocorre em conjunto a campanha de multivacinação. O objetivo é que as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes sejam atualizadas, com a oferta de todas as vacinas do calendário nacional.