Mais um laboratório com uma candidata à vacina contra a Covid-19 envia dados por submissão contínua para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desta vez, trata-se da Janssen-Cilag, divisão farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, de acordo com informações divulgadas pela própria Anvisa no fim da última semana.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Este é o quarto laboratório a enviar informações sobre os imunizantes em desenvolvimento e, com isso, todos que estão com pesquisas em andamento no Brasil já iniciaram o envio dos dados para a Anvisa. A agência terá 20 dias para analisar os documentos, a partir da data do protocolo.
Nessa submissão contínua, os laboratórios devem apresentar as informações de qualidade, de eficácia e segurança das candidatas. Não se trata, ainda, de um pedido de registro, conforme destaca a agência. Mas, sim, de um envio antecipado dos dados que já estão prontos e consolidados, para agilizar o futuro pedido de registro.
Ordem de vacinação
De acordo com informações da Agência Brasil, a priorização da vacinação contra a Covid-19 vai depender de alguns fatores.
Em primeiro lugar, a quantidade de doses que serão disponibilizadas a partir do imunizante que será adquirido pelo governo federal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro fator serão os grupos de risco para gravidade da doença, como idosos e pessoas com doenças crônicas associadas.