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Uma imagem romantizada, como aquelas dos santinhos feitos aos milheiros e distribuídos nas paróquias, sobre um tecido via de regra branco e com um acabamento deixando a desejar. Por muito tempo, camisetas com essas características eram as únicas disponíveis em lojas católicas. No entanto, quanto mais antenados com as tendências atuais de design, mais os jovens católicos percebiam a lacuna que existia nesse mercado. E eles mesmos resolveram dar um jeito.

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Nos últimos anos, surgiram no Brasil diversas marcas de camisetas e outros itens voltados para o público católico jovem. As peças seguem a tendência de se apresentar com estética contemporânea, bom acabamento e valorizando os elementos próprios da tradição católica. A venda, claro, é habitualmente feita pela internet.

Uma das primeiras marcas a se firmar nesse nicho foi a VesteSacra, que surgiu em 2011 buscando apresentar uma coleção mais rica de significado e com um acabamento impecável. “Verificamos a superabundância de estampas pouco elaboradas, que faziam uso de imagens de santos ou mensagens, mas sem explorar a riqueza da simbologia católica. Então a ideia era produzir camisetas de alta qualidade, de bom gosto, com estampas não tão óbvias, que exigissem certo conhecimento católico das pessoas”, conta o diretor, Victor David.

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Assim, inspirando-se na tradição católica, o grupo catarinense começou a produzir camisetas com estampas de brasões dos papas, escritores católicos como J. R. R. Tolkien e G. K. Chesterton e santos como Pio de Pietrelcina e Tomás de Aquino. “Além disso, prezamos muito pela qualidade. Estamos sempre procurando o que há de melhor para oferecermos um produto tipo premium, desde a malha, a embalagem e outros detalhes do produto”, diz o diretor.

Atuante desde 2012, a Céu Camisetas nasceu dentro da Comunidade Colo de Deus, sediada em Curitiba. A comunidade já se destacava por um trabalho de design mais primoroso em sua identidade visual e levou isso também para a produção de camisetas. “Saímos do clássico, do que até então era as camisetas católicas, e trouxemos um conceito limpo, de designer, de cor, irreverente e jovem”, dizem eles.

“O fundador da comunidade, Hugo Santos, trabalhava com confecções de camisetas e trouxe a experiência neste setor para a comunidade. O intuito inicial não foi necessariamente criar uma marca, mas gerar sustento para a comunidade”, contam eles, que vendem também canecas e capas para celulares.

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A TecidoCéu se originou a partir de uma página no Facebook. Criada para falar com humor das expectativas para a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, a página JMJ da Depressão alcançou rapidamente um grande número de seguidores. Depois do evento, a página resolveu criar uma camiseta, disponível em pré-venda, e a ideia deu certo. Em maio de 2014, surgiu a marca TecidoCéu. A produção criativa seguiu a tendência de inovar dentro do segmento católico, propondo uma estética mais adaptada ao público jovem.

“Acreditamos que nosso diferencial foi trazer algo pouco visto quando iniciamos: um design jovem, uma estética moderna, um produto com vida, cor, significado e direcionado para um público jovem que quer, de fato, sentir-se bem vestindo aquilo que pensa”, contam eles, que lançam mensalmente novos modelos, sempre em pré-venda, trazendo estampas que emolduram frases católicas em um trabalho tipográfico contemporâneo.

Já a Címbalo é uma agência de comunicação que surgiu em 2014 e em pouco tempo resolveu abrir sua própria loja virtual, para vender produtos feitos a partir da identidade do próprio grupo. As camisetas são o produto que faz mais sucesso, mas a equipe produz também pôsteres, cases para celular, ecobags, cadernos, ímãs e cartões.

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A UseDons surgiu com a iniciativa de um jovem católico de produzir camisetas com estilo jovem e, ao mesmo tempo, ajudar a sua família. A família de Jefferson Oliveira, de Jacareí, em São Paulo, já atuava no ramo de vestuário, sobretudo com uniformes para empresas, mas foi afetada pela crise. Foi então que, há um ano, Jefferson e seu irmão, Jonathan, decidiram criar duas marcas, aproveitando a estrutura da empresa da família, para ajudar os seus pais a superar o momento.

Jonathan criou a Medieval, que produz camisetas com a temática gamer. Já Jefferson, que percebia a falta de camisetas com estética jovem no mercado católico, criou a UseDons. Ele começou criando as suas próprias camisetas e vendendo-as para amigos do grupo de jovens. O negócio fez sucesso e cresceu. Várias estampas parodiam logos de marcas famosas, como Starbucks, Hollister, Harley-Davidson, Jack Daniel’s e a banda Ramones.

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