Um curioso vídeo mostrando frades franciscanos jogando basquete e fazendo beatbox, a percussão vocal do hip-hop, tem dado o que falar nas redes sociais. Chamado “Renewal in Motion”, o vídeo mostra um grupo de jovens religiosos, com direito ao hábito com capuz e ao cordão franciscano, fazendo cestas incríveis. As imagens são incomuns o bastante para despertar a dúvida: eles são mesmo frades?
A resposta é sim. Trata-se da Comunidade dos Frades Franciscanos da Renovação, fundada em 1987 por oito frades capuchinhos que queriam se dedicar com mais intensidade à “reforma pessoal e comunitária” na Igreja Católica. Hoje são mais de 120 frades, espalhados em onze comunidades nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Irlanda, na Nicarágua e em Honduras. A comunidade conta ainda com um ramo feminino, fundado em 1988, que atua em estreita colaboração com o ramo masculino.
Assim como, no século XVI, os capuchinhos nasceram de uma reforma da ordem franciscana, para corresponder mais radicalmente ao ideal da sua fundação e atender melhor às exigências de sua época, os Franciscanos da Renovação também procuram fazer os dois movimentos: inspirar-se nas raízes do franciscanismo e torná-las vivas em pleno diálogo com a cultura atual.
O vídeo foi criado para divulgar a ONG escocesa Mary’s Meals, que atua em doze países da Ásia, da África e da América Latina, oferecendo refeição diária a crianças em algum local de ensino, o que, além de atender as necessidades nutricionais dos pequenos, os incentiva a frequentar a escola. A ONG já atende mais de 820 mil crianças.
Rotina
Os oito frades se estabeleceram no Bronx – distrito da periferia de Nova York, onde nos anos 1970 teve origem o hip-hop –, em uma região quase abandonada e repleta de dependentes químicos. Enquanto arrumavam a sua habitação, começaram a servir os sem-teto, atender os viciados e ensinar as crianças.
O perfil descolado do vídeo pode dar a entender que a comunidade deixou para trás costumes antigos de outras ordens religiosas, mas isso está longe da verdade. A rotina de oração é intensa. O dia começa às 6:00, com duas horas de oração, encerrando-se com missa. Eles ainda se reúnem para rezar ao meio-dia, às cinco da tarde e às 9:15, quando terminam o dia com a oração da noite e o terço.
O trabalho junto aos mais pobres ocupa a outra parte de seu tempo. Só em Nova York, os frades dirigem uma clínica que oferece consultas médicas gratuitas, um centro para a juventude, um albergue para sem-teto, uma casa para atender a população pobre latina, entre outras iniciativas.
Em cinco cidades, incluindo Nova York, Los Angeles e Londres, os frades realizam ainda o Catholic Underground, um festival de música, cinema, poesia, dança, teatro e artes visuais com artistas católicos. O evento ocorre mensalmente, num sábado à noite, e chega a reunir mais de mil pessoas. Além disso, um dos frades, o irmão Isaiah, acaba de lançar um CD.
Confira o vídeo: