20 fotos espetaculares de igrejas feitas com drones
| Foto:

Há séculos, a edificação de templos cristãos traz uma beleza exuberante a milhares de lugares do mundo. Basílicas do primeiro milênio, catedrais medievais, templos coloniais e igrejas modernas pontilham a Europa, as Américas e outras regiões do mundo e povoam o nosso imaginário. E agora é possível redescobrir a beleza dessas construções com um novo recurso: os drones.

12 fotos de casamento incríveis tiradas com drones que você vai querer copiar

O Dronestagram é uma rede social que publica apenas fotos feitas com drones. O Sempre Família selecionou para você 20 fotos postadas por usuários da plataforma que registram de uma maneira única igrejas deslumbrantes de diversas partes do mundo. Confira:

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida aparece em toda a sua magnitude nesse clique de Alexandre Cabus. A igreja, cuja construção começou em 1946, foi consagrada em 1980 pelo papa João Paulo II e teve a sua belíssima cúpula central inaugurada em 2017. É a segunda maior igreja do mundo em área, atrás apenas da Basílica de São Pedro.

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, está linda nessa fotografia de Elia Locardi – ainda mais com esse céu! Construída entre 1506 e 1626 para substituir a igreja que existia no local desde o século IV, a basílica atual é o cenário de algumas das principais atividades do papa. Está construída sobre o túmulo do apóstolo São Pedro e guarda ainda os túmulos de dezenas de outros papas, como Paulo VI e João Paulo II.

Construída em 1744, a pequenina Igreja de São João Nepomuceno é uma joia incrustada em um cenário deslumbrante: o Vale de Funes, no Tirol do Sul, província italiana próxima à fronteira com a Áustria.

Notre-Dame de Paris, a catedral da capital francesa, pode ser apreciada em detalhes nesta bela fotografia. A sua construção teve início no século XII. Na imagem, veem-se as águas do rio Sena, que circundam o templo, e, bem à esquerda, a Torre Eiffel.

Ricardo Matiello fotografou a Catedral de Nossa Senhora da Glória, símbolo da cidade de Maringá, que nessa imagem se destaca em meio à cidade. Construído entre 1959 e 1972, é o edifício religioso mais alto da América Latina, com 124 metros de altura. Uma outra foto de Matiello, que mostra o topo da basílica sobre as nuvens, ganhou um prêmio internacional de fotografias com drones.

Localizada em Budapeste, a Igreja de São Matias é uma construção do século XIV que substituiu um templo fundado por Santo Estêvão, rei da Hungria, no século XI, destruído em 1241 pelos mongóis.

A Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado, ou simplesmente Catedral do Sangue Derramado, é um templo ortodoxo russo construído em São Petersburgo entre 1883 e 1907. O seu nome se deve ao fato de que foi construído sobre o local em que o czar Alexandre II foi assassinado.

A igreja do castelo de Wittenberg, cujo nome oficial é Igreja de Todos os Santos, é o local onde estiveram expostas as 95 teses de Martinho Lutero, evento que deu início simbólico à Reforma Protestante, em 1517. A igreja era um templo bem novo quando se tornou parte da história do monge agostiniano que mudou a configuração do cristianismo: foi construída entre 1490 e 1511. Desde 1525, é um templo luterano. O próprio Lutero está sepultado ali, desde sua morte em 1546.

A Basílica da Imaculada Conceição é a catedral da cidade de Mazatlán, no México. De estilo eclético, foi construída no final do século XIX.

Tropea é uma cidade italiana cuja história lança raízes na Grécia Antiga. Localizada na Calábria, conta como um de seus monumentos mais característicos o Santuário de Santa Maria dell’Isola. Construída por volta do século VI ao IX como um mosteiro basiliano, ela passou para os beneditinos no século XI e ganhou a atual aparência só depois de 1905, quando foi danificada por um terremoto.

A Igreja de São Francisco de Assis, às margens da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943. Seu estilo moderno foi visto com desconfiança pelo arcebispado, que durante 14 anos vetou o culto dentro do templo. Os painéis da Via Sacra são de autoria de Cândido Portinari, bem como um dos painéis externos.

Este é o Mosteiro de Alcobaça, em Lisboa, uma das igrejas mais famosas de Portugal. Construído entre os séculos XII e XIII, abrigou monges cistercienses até 1834, quando um decreto suprimiu todas as ordens religiosas no país.

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro se destaca em meio à paisagem carioca nesse clique deslumbrante. Construída no século XVIII, a igrejinha foi o local do batismo do imperador Pedro II e da princesa Isabel.

O clique de Felipe Lima registra o cenário em que está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Guia, na cidade paraibana de Lucena. Foi construída pelos carmelitas no século XVI, em um estilo denominado barroco tropical.

A Igreja de Santa Maria de Narzana se localiza em Sariego, na Espanha, e data do século XII. Danificada por um incêndio em 1936, foi quase toda reconstruída em 1960. De estilo românico, fica numa região eminentemente rural das Astúrias, no norte do país.

Esta igrejinha localizada no município de Ostiano, na região da Lombardia, no norte da Itália, é dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Ícone de uma localidade chamada Torricella, data provavelmente do século X.

O Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Itália, é uma meta famosa de peregrinação porque guarda uma construção que se acredita ter sido a casa em que Maria viveu em Nazaré. Foi construído entre os séculos XV e XVI.

A Basílica de São Francisco de Assis começou a ser construída apenas dois anos após a morte do fundador da Ordem dos Frades Menores, em 1228, e foi finalizada em 1253. O complexo arquitetônico, que guarda o túmulo de São Francisco, parece um cenário de sonho nessa fotografia impressionante.

A Catedral de La Plata, na Argentina, foi inaugurada em 1902 – mas só foi concluída em 1999. Tem a 21ª maior nave do mundo e é a 44ª igreja mais alta do planeta.

A Catedral de Santa Maria é a principal igreja de Palma de Maiorca, destino turístico famoso das Ilhas Baleares, na Espanha. O templo começou a ser construído em 1229 no lugar onde havia uma mesquita e sua construção se estendeu até 1346. Sua rosácea é a maior original entre todas as catedrais góticas europeias e a sua nave é uma das mais altas do mundo.

***

Recomendamos também:

Conheça o ex-monge de 91 anos está construindo uma catedral sozinho

300 anos de Aparecida: concluídas as obras da segunda maior igreja do mundo

O monge que influenciou o design da Apple

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião