| Foto:

No Brasil e em Portugal, o dia 26 de julho é lembrado como o Dia dos Avós. Você sabe por que?

CARREGANDO :)

A mais popular das explicações vem do catolicismo. O papa Paulo VI, que governou a Igreja Católica de 1963 até 1978, escolheu esta data para homenagear Santa Ana e São Joaquim, os pais da Virgem Maria, canonizados pelo papa Gregório VIII em 1584. Os nomes de Ana e Joaquim não constam na bíblia, mas sim num dos evangelhos apócrifos, ou seja, textos não aceitos como autênticos pelas primeiras comunidades cristãs, mas válidos enquanto documentos históricos.

De acordo com uma antiga tradição católica, Ana e Joaquim já estavam com idade avançada e ela ainda era estéril, o que a impedia de ter filhos. Apesar disso, eles não desistiam de pedir a Deus esta bênção e por bastante tempo rezaram por um milagre. Certo dia, quando Joaquim havia se retirado para suas orações e penitências, um anjo veio lhe visitar avisando que era hora de voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas. O milagre veio. Alguns meses depois Ana deu a luz à Maria. Quando a menina estava grande eles a entregaram ao Templo de Jerusalém e de lá Maria só saiu para se casar com José. Algum tempo mais tarde ela viria a ser a mãe de Jesus, neto de Ana de Joaquim.

Publicidade

Como a vida civil e o catolicismo foram bastante ligados em Portugal durante séculos, não demorou muito para que a data religiosa passasse a ser celebrada inclusive fora das igrejas, como em escolas e comunidades rurais.