Ao contrário do que pode pensar um observador mais distante, a religião é um tema relativamente recorrente nos quadrinhos de super-heróis. Recentemente, a DC Comics estabeleceu que o Superman crê na existência de Deus – o herói, aliás, é comumente visto como uma figura messiânica e a história de sua origem traça paralelos com trechos bíblicos.
Muitos heróis já tiveram a sua religião revelada nos quadrinhos. Confira como dez deles vivem a sua fé:
Superman
Clark Kent ia à igreja metodista todos os domingos com a família que o adotou na terra. Ele deixou a igreja ao entrar na idade adulta, quando começou a experimentar seus poderes. Clark dizia que se continuasse a frequentar os cultos perderia a fé na humanidade, porque era capaz de ouvir as mentiras nas mentes das pessoas. Ainda assim, ele casou na igreja, visita o seu pastor quando precisa de conselhos e de vez quando procura até mesmo um padre.
Batman
Bruce Wayne cresceu em um lar católico ou episcopaliano – fãs especulam que seu pai seja de tradição episcopaliana, enquanto a mãe seria católica, embora Frank Miller, autor de histórias marcantes do herói, assegure que o herói seja católico. O homem-morcego, porém, não vai à igreja nem é adepto de nenhuma religião. Ele mantém uma visão de mundo influenciada pelo budismo, que se deve ao período em que esteve no Oriente – lá, não apenas treinou artes marciais, mas estudou o “misticismo oriental” em busca de “disciplina espiritual”, como disse em uma história em quadrinhos. Apesar disso, costuma ser retratado em suas histórias como um agnóstico, cético ou até ateu.
Vampira
A mutante é explicitamente batista – ela vem do sudeste dos Estados Unidos, onde os batistas predominam. Apesar disso, Vampira não é particularmente devota e raramente deixa entrever seu background religioso.
Demolidor
O Demolidor é um dos heróis cuja religiosidade é mais evidente nos quadrinhos. Católico, Matt Murdock é visto frequentemente indo se confessar ou rezar em igrejas. Em uma de suas histórias é revelado que sua mãe deixou o seu pai pouco depois do seu nascimento e se tornou freira. Sua fé, aliás, foi uma dimensão bastante explorada no filme sobre o herói, de 2003, e também é em sua série na Netflix, que está na segunda temporada.
Coisa
O membro do Quarteto Fantástico é adepto do judaísmo. O seu nome – Benjamin Jacob Grimm – já denuncia a sua origem, mas o Coisa realmente se concebe como um praticante da fé judaica. Há histórias em quadrinhos em que é possível vê-lo fazendo suas orações em hebraico.
Caçadora
A heroína de Gotham City, Helena Bertinelli, é uma católica que se alterna entre a devoção e o laxismo, em uma relação complicada com a sua fé. De família italiana – e mafiosa –, a Caçadora até mesmo carrega no pescoço uma cruz em várias de suas aventuras.
Mulher Maravilha
A princesa Diana de Temiscira segue a religião clássica grega. Os deuses do Olimpo são figuras recorrentes nas aventuras da heroína e os seus poderes derivam dos próprios deuses. Ela já foi mostrada agradecendo aos deuses em seus templos e histórias mais recentes a mostram como filha do próprio Zeus.
Miss Marvel
Kamala Khan, Miss Marvel desde 2013, é norte-americana, mas filha de imigrantes paquistaneses. A heroína frequenta a mesquita e estuda o Corão, mas como toda adolescente luta interiormente para compreender sua fé em relação com sua vida. Ela tem, por exemplo, atritos com o irmão, que tende ao fundamentalismo.
Noturno
Ao lado do Demolidor, Noturno é um dos personagens mais profundamente religiosos da Marvel. Apesar da aparência demoníaca, o mutante Kurt Wagner é um católico devoto e bondoso, que vive inspirado por sua fé. Ele chegou até mesmo a ser ordenado padre, atuando por um breve período.
Capitão América
O Capitão América é uma personificação dos valores norte-americanos e, assim, é retratado como um protestante devoto, com uma fé firme e uma moral irrepreensível – Steve Rogers já se mostrou contrário até mesmo a cenas com palavrões e nudez em filmes. Além disso, ele vai à igreja todo domingo.
Com informações de Comic Book Religion.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.