Os Maine Coons são a maior raça domesticada de gatos do mundo. Eles são, basicamente, os animais mais próximos de um lince que você pode ter em sua casa – são extremamente sociáveis e afetuosos. Os machos da raça, originária da América do Norte, pesam em média doze quilos. O fotógrafo Robert Sijka, que ama os bichanos, se tornou especialista em capturá-los em fotografias incríveis.
“Minhas paixões são gatos e fotografia, eu faço o meu melhor para combinar estas duas coisas o melhor possível”, diz Sijka, que sempre viu gatos como majestosos animais, quase míticos. Ele entrou no mundo da fotografia por causa dos gatos, quando sua família resolveu procriar Maine Coons e Sijka sentiu a necessidade de divulgar melhor a raça.
“Decidi que minhas fotos não deveriam parecer como qualquer outra foto bonita de gatos: elas deveriam ser algo especial. Comecei a fazer experiências com luzes, fundos e retoques”, conta em entrevista ao site Cat Behaviourist o fotógrafo, que é polonês mas mora há anos na China.
O seu segredo, diz ele, é a paciência. “Às vezes passo algumas horas tirando centenas de fotografia para conseguir aquela foto perfeita que eu tinha imaginado”, diz Sijka. “Para mim, o principal é capturar a sua expressão. Amo seus olhos e as emoções que fluem deles. Sempre estou esperando aquele momento especial quando um gato me dirige aquele olhar perfeito”.
Confira algumas das incríveis fotos de Sijka:
Colaborou: Felipe Koller
Recomendamos também: