O papa Francisco, que está em viagem pela América do Sul, realizou nesta quinta-feira (18/01) o casamento de dois comissários de bordo em pleno voo no trajeto entre Santiago e Iquique, última etapa de sua visita ao Chile, antes de seguir para o Peru.
Carlo Ciuffardi, de 41 anos, e Paula Podest, de 39, funcionários da Latam, foram pedir uma bênção ao papa durante o voo, que durou mais de duas horas. Francisco perguntou se eles eram casados, e eles responderam que apenas no civil. O pontífice então perguntou: “Ei, vocês não querem se casar?”
“Aqui?”, respondeu o casal, que, assustado, concordou. Primeiro, o papa ouviu a confissão de cada um. Depois, na pequena celebração, realizada na parte dianteira do avião, o papa pediu as alianças dos dois e fez todas as perguntas típicas do ritual do matrimônio. Como padrinho, que no casamento católico tem a função de testemunha, foi rapidamente recrutado o presidente da Latam, Ignacio Cueto, que acompanhava o voo.
De surpresa, jovem pede namorada em casamento na frente do papa Francisco
Segundo o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, foi feita até uma certidão de casamento, a mão. “É tudo válido, tudo lícito!”, declarou Burke. “Em 18 de janeiro de 2018, no voo papal de Santiago a Iquique, o sr. Carlos Ciuffardi Elorriaga e a sra. Paula Podest Ruiz contraíram matrimônio e foram testemunhados por Ignacio Cueto, sendo o santo padre, o papa Francisco, quem tomou o consentimento”, diz o documento.
O casal tem duas filhas, uma de 6 e outra de 3 anos. Eles tinham marcado o casamento religioso quando se uniram, em 2010, mas o terremoto que abalou o Chile naquele ano interditou a igreja onde a celebração seria realizada.
“O que ele nos disse é muito importante: ‘Este é o sacramento de que o mundo precisa, o sacramento do matrimônio. Tomara que esse acontecimento motive os casais ao redor do mundo a se casar’”, contou Ciuffardi.
#PapaFrancesco durante il volo tra Santiago e Iquique ha benedetto le nozze di due membri dell’equipaggio, Carlos Ciuffardi y Paula Podest, che le avevano rimandate a causa del terremoto. E dopo aver confessato i due promessi sposi e dopo averli sposati, ha firmato l’atto pic.twitter.com/hyNlOWuqlq
— L’Osservatore Romano (@oss_romano) 18 de janeiro de 2018
***
Recomendamos também:
- Por que o papa Francisco está defendendo uma nova tradução para o pai-nosso?
- Papa pendura placa em sua porta: ?Proibido se lamentar?
- Bispo renuncia e pede ao papa que o envie como missionário
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.