A maneira como os jovens conduzirão o tempo de namoro, será um reflexo do que eles aprenderam com os pais| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

É normal ficar tenso ao conhecer os pais da pessoa com quem se pretende iniciar um namoro. E é claro que também, do outro lado, pai e mãe estão apreensivos, afinal de contas, é uma pessoa nova que passará a fazer parte da família. Ainda que saibamos que o tempo de namoro não é um compromisso definitivo como o casamento, ali estará empenhada uma considerável dose de sentimento.

Siga o Sempre Família no Instagram!

E a maneira como esses jovens conduzirão esse tempo de namoro, será um reflexo do que eles viram e aprenderam durante toda a vida, em casa. Os pais são os responsáveis por formar o caráter dos filhos e a navegação por esse mundo dos relacionamentos românticos pode ser facilitada se no lar eles adquirirem as ferramentas necessárias.

Mike Ladry, palestrante e colunista do site norte-americano All Pro Dad, conta que em sua casa, ele e a esposa decidiram iniciar esses ensinamentos aos cinco filhos, desde cedo. "Empregamos três estratégias simples para ajudar todos os nossos cinco filhos a navegar com mais facilidade na eventual aventura do namoro". E aqui estão as dicas dele:

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Pais devem sair individualmente com os filhos

CARREGANDO :)

Se o pai e mãe criam o hábito de sempre levar os filhos em passeios, individualmente, e se comportam de maneira educada, eles entendem que essa é a atitude normal. Meninas quando estão só com a mãe percebem detalhes específicos do comportamento da mulher. Já quando saem com o pai, aprendem aquilo que um homem pode ou não fazer por ela no futuro. Os meninos, com a mãe, compreendem as necessidades de uma mulher, e quando estão com os pais, têm noções de hombridade.

Dispensar total atenção aos filhos durante um passeio, é outra forma de fazer com que se sintam importantes e valorizem o outro quando chegar o momento do namoro. Não deixe que o celular seja um terceiro elemento quando passa um tempo com os filhos, aproveite cada minuto ao lado deles para que saibam como é importante passar tempo de qualidade com a pessoa que eles amam.

Preste atenção ao que eles fazem na internet

Os pais devem sempre estar vigilantes. Não é para invadir a privacidade dos filhos, mas estar atentos ao que eles consomem na internet. Programas de TV, músicas e seriados acabam influenciando a forma de ver o mundo e é muito comum que impactem, também, na vida sexual dos jovens.
Muitos acabam se sentindo pressionados e iniciam muito cedo, sem maturidade suficiente para refletir sobre o significado de uma relação íntima com outra pessoa.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Saber que os filhos estão consumindo conteúdo que não condiz com os valores que os pais gostariam de ensinar abre espaço para uma conversa sobre como devem ser os relacionamentos saudáveis. Por isso participar e assistir com eles pode ser uma estratégia eficaz de ensino.

Tenha um casamento saudável

Não adianta querer que os filhos aprendam sobre respeito ao parceiro se os pais não se respeitam em casa. Eles aprendem pelo exemplo e tendem a imitar o que veem em casa. Namorar seu cônjuge, demonstrar afeto e tratá-lo com respeito é fundamental. Já a fidelidade pode ser ensinada por gestos, palavras, ações. Essa é a maneira mais eficaz de ensinar aos filhos como devem namorar muito antes de estarem prontos para isso.