Está difícil conseguir a colaboração das crianças durante o isolamento? É comum que em situações de crise elas fiquem “perdidas” e você precise assumir as rédeas da situação. Neste vídeo, vamos te passar 5 dicas para conseguir a cooperação dos filhos nas atividades da casa. Confira:

CARREGANDO :)
  1. Estabeleça regras: estabelecer uma rotina é fundamental para manter a coesão no processo de formação do indivíduo e proporcionar uma sensação de segurança para as crianças. Isso inclui a criação de agenda de atividades e a estipulação de regras claras sobre o que pode e o que não pode. Defina, por exemplo, quanto tempo o seu filho vai poder passar em frente às telas durante o dia e cumpra o estipulado.
  2. Envolva as crianças: Traga a criança para as discussões da família. Decidam juntos que horas todos têm que levantar, quem vai ficar responsável por tirar a mesa do café, lavar a louça do almoço e também qual vai ser o momento livre de cada um. Isso é importante para que elas saibam que não é só de obrigações que se vive a vida. 
  3. Ouça e seja empático: Diga ao seu filho que você também está triste de só ter que ficar em casa e não poder ver seus amigos. Comece as frases com uma demonstração de empatia. Mesmo que você não concorde com a necessidade dele, mostrar que o entende facilita as coisas entre vocês.
  4. Deixe que eles escolham: Dê liberdade para que eles escolham quando querem fazer as tarefas. E isso não quer dizer deixar que ela recolha os brinquedos da sala quando bem entender, mas dar opções. Por exemplo: “Filhão, você prefere guardar a louça do almoço antes ou depois de ver TV?”.
  5. Peça a contribuição: É claro que as divergências aparecer, mas em vez de impor alguma coisa, pensem juntos em uma maneira de resolver aquele impasse. Quando as crianças se sentem no controle das próprias ações, a tendência é que fiquem mais propensas a cooperar. 
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade