Dê um tempo nos eletrônicos, resgate brincadeiras de sua própria infância e garanta uma maior interação da família toda.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Que tal aproveitar o fim de semana para afastar as crianças do celular e resgatar brincadeiras que promovem interação com a família e muita diversão? O Sempre Família preparou essa lista com nove brincadeiras que nunca saem de moda! Se inspire em algumas delas e depois é só se divertir com os pequenos:

CARREGANDO :)
  1. Brincadeiras da sua infância

    Elástico, Gato Mia, Elefante Colorido, Esconde-esconde, Mãe-Cola. Você já deve ter se divertido muito com essas brincadeiras em sua infância, não é? São brincadeiras simples e que costumam fazer muito sucesso entre a criançada. Converse com seus irmãos e amigos de infância e relembre as regras de cada brincadeira. Depois é só ensinar aos pequenos e a diversão estará garantida. Essa troca de experiências entre gerações é importante para estreitar ainda mais o vínculo familiar.
  2. Hora de fazer arte

    Procure na internet algumas imagens de obras de arte famosas, mostre-as para seus filhos e depois tentem reproduzir juntos algumas delas. Usem papel, lápis de cor, canetinha, tinta guache ou até sucata. Depois da reprodução, é hora de fazer arte com tema livre! Essas atividades artísticas são importantes para o desenvolvimento motor dos pequenos, além de serem divertidas para toda a família.  
  3. Massinha caseira de modelar

    A diversão já começa no processo de produção da massinha de modelar. Fazer a própria massinha é sempre mais divertido! Então, confira a receita e coloque a mão na massa: 1 copo de água, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de óleo de cozinha, 500 gramas de farinha de trigo e algum corante (pode ser os naturais, tipo urucum, beterraba em pó ou colorau). Você pode usar aquelas forminhas antigas que geralmente ficam perdidas pela casa para colocar a massa. Depois é só brincar!
  4. Construindo brinquedos novos

    Em vez de comprar brinquedos novos, já pensou em construir um com o que vocês têm em casa? Fomente a criatividade dos pequenos e ajude-os a construir bonecos, aviõezinhos ou até dar vida a objetos da casa! Boquinha e olhinhos de papel em algum objeto já dão pano para muita brincadeira!
  5. Cabana de lençol

    Junte as cadeiras ou sofás da sala, coloque um colchão no chão, pendure um lençol em cima e pronto! A sala virou um acampamento para passarem a noite de um jeito diferente e divertido. Apague as luzes da sala e usem lanternas para se locomover, assim como nos filmes. As crianças vão amar!
  6. Chef de cozinha

    Escolha um prato que as crianças adoram e convide-as para prepará-lo com você. Quem sabe um bolo de chocolate? Preparar o próprio alimento pode ser uma experiência enriquecedora para os pequenos, pois eles verão que há todo um processo – feito com carinho por alguém – para que eles tenham uma comida gostosa na mesa. Além de se divertirem com a atividade, os pequenos aprenderão a gostar de cozinhar.
  7. Show de talentos

    É hora de a família toda colocar os talentos em ação! Prepare o ambiente da sala para a tarde ou noite de shows: improvise uma cortina de teatro, um microfone para quem for cantar e uma luminária para deixar aquele clima de espetáculo. Depois, é só deixar a timidez de lado e se divertir cantando, dançando, tocando algum instrumento ou quem sabe recitando algum poema.
  8. Caça ao tesouro

    Um pouco de mistério sempre deixa a brincadeira mais divertida. Prepare uma cesta com coisas que as crianças gostam, pode ser com doces ou até com algum brinquedo, e depois esconda-a em algum lugar da casa. Escreva algumas pistas sobre o local do “tesouro” e espalhe-as por todos os cômodos. A expectativa por encontrar o tesouro só vai crescendo durante a brincadeira e com certeza isso vai render boas risadas da família toda.
  9. Gincana

    Essa brincadeira, além de divertida, pode ser muito educativa. Prepare uma gincana com perguntas e curiosidades sobre coisas que as crianças já estejam estudando: quem errar leva torta de chantilly na cara! Além disso, competições como corrida de saco e ovo na colher podem garantir as crianças entretidas por um bom tempo.