Idealizado pelas mães gaúchas Mariana e Tais, o aplicativo cria uma rede de apoio entre mulheres de Norte a Sul do país| Foto: Divulgação/Benditas Mães
Ouça este conteúdo

Mãe é mãe em todo lugar. E mãe ajuda mãe não importa onde for. Então porque não criar um ambiente virtual que se torne um ponto de encontro entre mulheres grávidas ou com seus filhos já nascidos? Um espaço em que haja a troca de experiências, a criação de uma rede de apoio, um lugar onde se possa encontrar profissionais especializados e até um clube de benefícios? É justamente essa a proposta do aplicativo Benditas Mães.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Amigas há 15 anos, as gaúchas Mariana Antunes Bertiz, de 35 anos, e Tais Saraiva, de 40, são as idealizadoras do aplicativo. Elas se conheceram em uma empresa de tecnologia em que trabalhavam, mas 10 anos depois decidiram que sairiam do mundo corporativo para empreender. Na época elas foram para o e-commerce e criaram uma loja para vender enxoval de bebê. Só que a maternidade vai muito além de montar um quarto e comprar roupinhas. As amigas queriam ir além e ajudar de fato as mães.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Somou-se a esse desejo, a vivência delas mesmas com a maternidade. Durante estes 15 anos de amizade, a Tais teve a Rafa e o Dudu, hoje com 9 e 2 anos e meio, respectivamente. E a Mariana se tornou mãe da Cecília, hoje com 2 anos. "Construir o enxoval é legal, mas e depois disso? O que acontece?", diz Mariana. "Foi aí que começamos a ideação, como se diz no ecossistema das startups, do Benditas Mães. Queríamos algo digital que pudesse alcanças mães em todo o país", explica.

Para que o produto fosse criado com qualidade, elas perceberam que não seria suficiente o conhecimento que tinham com o e-commerce de enxoval. "Era tudo muito básico e aí fomos atrás do Sebrae, seus cursos e consultores", lembra Tais. "Entramos nesse ecossistema de inovação e apesar de sermos poucas mulheres dentro desse universo, em momento algum nos sentimos discriminadas. Inclusive fizemos muitos parceiros. Isso de se ajudar é bem comum no meio das startups", comenta a empreendora ao reforçar que o mundo das startups parece ser de glamour, mas é bem desafiador.

Foto: Divulgação/Benditas Mães
Publicidade

De Norte a Sul

Brincando que assim como acontece com as mulheres que esperam 9 meses para ver o rosto do seu filhos, elas também esperam o tempo de uma gestação até que o Benditas Mães começasse a funcionar. O aplicativo nasceu no fim de agosto e segundo elas o retorno que tem vindo das usuárias só reforça o sentimento de que o propósito delas de conectar mães está sendo cumprido. "No app temos grupos e vemos que algumas mulheres chegam ali só para desabafar. Mas logo vem outra mãe e comenta que já passou por aquilo também, e mais outra e outra. E são mulheres de Norte a Sul do país", diz Tais, sinalizando um passo que deve ser dado assim que possível: "Queremos logo alcançar também as brasileiras que estão fora do país".

Essa facilidade de se estar em uma capital, mas poder aconselhar uma mãe que mora no interior do Brasil é gratificante, segundo Tais e Mariana. "Em algumas cidades não chega tanta informação, mas com o aplicativos, não só outras mulheres, mas especialistas também podem ser acessadas por aquelas que moram em lugares distantes", explica Tais. "Nosso principal pilar, dentro do aplicativo, é conectar essas diferentes mulheres. Todas as mães têm que lidar com o sono de seu bebê, com a amamentação, com a exaustão. Ali elas se encontram e indicam especialistas umas as outras além de poderem desabafar", complementa Mariana.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Geolocalização

O aplicativo funciona por geolocalização também. E é por conta dessa facilidade que as mães próximas umas das outras podem se conhecer melhor. Além disso, por estarem na mesma região, podem indicar especialistas ou elas mesmas podem acessar os profissionais de sua localidade. Não é possível realizar consultas por meio do aplicativo, mas o primeiro contato, agendamento e pagamento, podem ser feitos por ali.

Inicialmente os profissionais foram convidados por Mariana e Tais para estarem no aplicativo, mas hoje é possível se cadastrar e fazer parte da aba de serviços. "O interessante de as mães verem os profissionais no aplicativo é que algumas nem sabem que existe um especialista para alguns assuntos. Nem todo mundo sabe que há consultora de sono, por exemplo", finaliza Tais.

O Benditas Mães oferece uma rede de profissionais, e-books, blog colaborativo, grupos para o compartilhamento de assuntos sobre maternidade e um clube de benefícios. O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store e no Google Play.