Parar o tempo não é possível. Mas e se, pelo menos, conseguíssemos fazer com que ele passasse mais devagar?| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Bem que todos nós gostaríamos, mas não tem jeito, não podemos parar o tempo. Principalmente para quem tem filhos, são comuns os momentos em que paramos para olhar para o rostinho de cada filho e nos deparamos com a realidade: “como o tempo voa!”. E sim, realmente o tempo passa e nem nos damos conta.

CARREGANDO :)

Siga o Sempre Família no Instagram!

Já parou para pensar quanto tempo você ainda tem com seus filhos morando sob o mesmo teto que você? Num piscar de olhos, o seu bebê já está andando, falando, lendo, escrevendo, indo para a escola, para a universidade, namorando, casando... “Meu Deus! Tempo, vai com calma, por favor!”

Publicidade

Bom, parar o tempo não é possível. Mas e se, pelo menos, conseguíssemos fazer com que ele passasse mais devagar? É claro que ali, no relógio, isso não vai acontecer. Mas estar mais presente e engajado em cada acontecimento do nosso cotidiano, definitivamente, faz com que o nosso tempo desacelere. O autor e pai norte-americano Ryan Sanders compartilhou sua experiência em seu blog no site All Pro Dad e contou que descobriu 3 maneiras de fazer o tempo desacelerar e curtir mais a família. Confira:

  1. Faça anotações

    Passar os seus dias preocupado com a velocidade com que o tempo passa, fará com que você acabe perdendo o hoje. Então, esqueça essa preocupação e comece a pensar em maneiras de estar presente na vida dos seus filhos hoje, agora! Segundo Sanders, escrever seus pensamentos, sentimentos, expectativas e como você pode melhorar em diversos aspectos da vida ajudará você a se concentrar mais no presente. Consequentemente, o tempo fica mais lento e você se sente mais engajado em sua própria vida, em vez de ter aquela sensação de que está sempre disperso.
  2. Desconecte

    Isso pode ser um desafio e tanto nos dias de hoje. Mas Sanders afirma com convicção que quando nos desconectamos dos eletrônicos algo mágico acontece: o tempo volta para nós. Além de você mesmo se desconectar, incentive seu cônjuge e seus filhos a fazerem o mesmo em alguns momentos. Talvez seus filhos se sintam entediados com isso, mas você verá que, na verdade, será uma ótima oportunidade para um bom diálogo entre vocês.
  3. Promova bons momentos e saiba aproveitá-los

    Olhar para o passado e ter aquela sensação de que não fizemos nada de significativo com o nosso tempo é algo muito triste e digno de arrependimentos. É claro que a nossa vida também é feita de muito trabalho, esforço e rotina. Mas é fundamental promover momentos divertidos com seus filhos. Faça questão de pensar e organizar esses momentos e não tenha medo de aproveitá-los de verdade. Seja um fim de semana em um lugar diferente e barato, passeios em museus, uma viagem surpresa, quem sabe? Garanta que seus filhos possam olhar para trás e ver os momentos em que você foi intencional em criar memórias.
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]