Sun Menghan tem apenas oito meses de idade, mas já passou por seis cirurgias. A pequena chinesa sofre de atresia biliar congênita, uma condição que inflama e bloqueia os dutos da bile, o que pode fazer o fígado parar de funcionar. Porém, quem a está acompanhando na luta pela vida são os avós, já que os pais a abandonaram, dizendo aos médicos que o tratamento iria ficar caro demais.
Os pais de Menghan solicitaram aos médicos que parassem o tratamento em janeiro, quando a pequena tinha três meses. A mãe lhes disse que preferiria tentar ter outra criança a gastar uma fortuna tratando Menghan sem uma garantia de sua recuperação.
Os avós, de Xinjiang, mudaram-se com a menina para Tianjin depois de receber a notícia de que um dos hospitais da cidade tinha encontrado um doador. A bebê chegou a passar por um transplante de fígado no começo de julho, numa operação que durou 11 horas, mas o corpo de Menghan rejeitou o órgão.
Horror: câmera escondida revela o que a indústria do aborto fala nos bastidores
Segundo o jornal britânico Daily Mail, Sun Sitao, o avô da garota, está desapontado com seu filho e sua nora. Eles sequer procuram se informar sobre como está Menghan. O avô teve que insistir muitas vezes com o pai da bebê para que ele fosse ao hospital assinar um termo de consentimento para a sua cirurgia.
Segundo Sun, os pais de Menghan não quiseram ter despesas com a bebê porque “não têm dinheiro”. O pai dela trabalha em uma fábrica em Anhui, onde recebe um salário de 2 mil iuanes – o equivalente a 926 reais, valor próximo ao salário mínimo brasileiro.
Casal que submetia filhos a constrangimentos no YouTube perde a guarda de dois deles
A mãe é dona de casa e sofre de depressão. O avô disse que ela começou a sentir remorso pela decisão depois que a sua história começou a aparecer na mídia chinesa. O casal tem também um outro filho.
Os custos com as cirurgias de Menghan já passaram dos 230 mil reais. Uma organização de caridade mantém uma página de doações para a menina e conseguiu custear boa parte do tratamento.
Segundo Sun, que é fazendeiro, os médicos e os voluntários prometeram a ele e à esposa que fariam de tudo para salvar a bebê. A expectativa é que, se o transplante e a recuperação pós-cirúrgica transcorrerem bem, a sua situação se estabilize e ela possa viver uma vida normal.
Com informações de Daily Mail.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.