O sistema de filtragem de água mais eficiente do mundo é capaz de reter cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo a uma taxa de 95% o parasita criptosporidiose em 99%. Não, não é um novo produto tecnológico nem uma oferta duvidosa de algum vendedor: trata-se do bom e velho filtro de barro, presente em milhares de lares brasileiros.
A conclusão é de uma pesquisa norte-americana publicada no livro The Drinking Water Book. O sistema do filtro de barro é baseado na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior. Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.
É esse processo lento que o torna melhor que os filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação. É justamente a força da água que os prejudica: ela pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, escapem à filtragem e cheguem ao copo do consumidor.
As famílias brasileiras, portanto – mesmo as mais humildes – bebem água de qualidade melhor do que há em sofisticados e caros equipamentos de filtragem.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.